Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44058

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPADILHA, Maria Auxiliadora Soares-
dc.contributor.authorRAMOS, Neferson Barbosa da Silva-
dc.date.accessioned2022-04-19T18:08:42Z-
dc.date.available2022-04-19T18:08:42Z-
dc.date.issued2021-06-18-
dc.identifier.citationRAMOS, Neferson Barbosa da Silva. Metodologias ativas na educação on-line: uma análise a partir das coreografias didáticas na educação superior. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44058-
dc.description.abstractNo cenário atual em que vivemos, os contextos sociais, políticos e educacionais estão sendo potencializados com a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação e de novos métodos inovadores para a sala de aula, seja ela presencial ou on-line. Visivelmente a educação, requer novas metodologias e métodos ativos, criativos e construtivos. A educação a distância, historicamente se manteve com métodos tradicionais e, nesta perspectiva, buscaremos discutir as metodologias ativas na educação on-line, as quais se destacam nas discussões atuais sobre modalidades e métodos que promovem a autonomia, a criatividade e a aprendizagem significativa de professores e estudantes. Neste processo de investigação, utilizamos a Coreografia Didática, para relacionar as Metodologias Ativas como modelos de ensino e aprendizagem ativos. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é investigar a implementação de Metodologias Ativas na Educação On-line, a partir do modelo das Coreografias Didáticas na Educação Superior. Tendo como objetivos específicos (1) analisar a antecipação do planejamento de Metodologias Ativas na educação on-line; (2) analisar colocação em cena de Metodologias Ativas na educação on-line; (3) analisar a avaliação de Metodologias Ativas na educação on-line; e (4) analisar a relação entre o modelo das Coreografias Didáticas e as Metodologias Ativas utilizadas. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa tendo como campo empírico o Curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa (EAD), e campo de análise, a disciplina de didática. Com isso, definimos o professor da disciplina, como sujeito da pesquisa, na qual analisamos o planejamento de metodologia ativa na antecipação, investigado através de análise documental, tendo como base de análise o planejamento do professor e sua prática na colocação em cena, ou seja, no ambiente on-line. Posteriormente, percebemos, com o aprofundamento do estudo, que não existem muitos estudos sobre avaliação nas práticas de metodologias ativas, contudo a atuação avaliativa do sujeito da pesquisa evidenciou convergência com os estudos encontrados. Mais adiante, notamos características e elementos que relacionam coreografias didáticas e metodologias ativas que são importantes no contexto escolar, contudo se diferenciam, pois um trata-se de um modelo didático e o outro das estratégias metodológicas. Para esta investigação, realizamos imersões por meio da Etnografia Virtual (HINE, 2000) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle da UFPE, com intuito de coletar e analisar os dados da pesquisa através dos artefatos culturais da internet e das observações sistemáticas (GIL, 2003). Por fim, os resultados dos dados da pesquisa apontaram que a atuação do professor, sujeito da pesquisa, confirmou que a utilização e implementação de metodologias ativas na educação on-line, mais especificamente na disciplina de Didática, onde, contribuíram para o desenvolvimento da autonomia e possibilitaram uma pluralidade de atividades que correspondiam aos objetivos, de forma ativa, visando aos estilos de aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação a Distância (EAD)pt_BR
dc.subjectMetodologias Ativas - Educaçãopt_BR
dc.subjectCoreografias Didáticaspt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleMetodologias ativas na educação on-line : uma análise a partir das coreografias didáticas na educação superiorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9990071374729795pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1120580802653357pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxIn the currect scenario in which we have lived, the social, political and educational contexts have been enhanced with the integration of digital information and communication technologies and new innovative methods for the classroom, whether face-to-face or oline contexts. Education visibly requires new methodologies and active, creative and constructive methods. Distance Education has historically remained with traditional methods and in this perspective we will seek to discuss Active Methodologies in Online Education, where they stand out in current discussions on modalities and methods that promote autonomy, creativity and meaningful learning for teachers and students. In this research process, we will use Didactic Choreography to relate Active Methodologies as active teaching and learning models. From this perspective, the aim of this study is to investigate the implementation of Active Methodologies in Online Education in higher education from the model of Didactic Choreographies. Having as specific objectives (1) analyze the antecipation of planning Active Methodologies in Online Education; (2) analyze placement of Active Methodologies in Online Education; (3) analyze the evaluation of Active Methodologies in Online Education; and (4) analyze the relationship between the model of Didactic Choreographies and the Active Methodologies used. This study is characterized as a qualitative research having as an empirical field the Licentiate Degree in Portuguese Language (EAD), and the field of analysis of the Didactics Discipline. By these means, we define the subject teacher as the subject of the research in which we analyze the planning of Active Methodology in the anticipation stage, investigated through a document based on the analysis of the teacher’s planning and its practice in putting it on stage, that is, in the online environment. Later, we realized with the deepening of the study that there are not many studies on evaluation in the practices of Active Methodologies, however the evaluative role of the research subject showed convergence with the studies found. Further on, we have noticed characteristics and elements relating to Didactic Choreographies and Active Methodologies that are important for the school context, however, they differ, as one is a Didactic Model and the other the methodological strategies. For this investigation, we performed immersions through Virtual Ethnography (HINE, 2000) in the Virtual Learning Environment (AVA) Moodle at UFPE, in order to collect and analyze research data through the internet cultural artifacts and systematic use (GIL, 2003). Indeed, the results of the research data showed that the role of the teacher, the research subject, confirmed that the use and implementation of Active Methodologies in Online Education, more specifically in the Didactic discipline, contributed to the development of autonomy, enabling a plurality activities that actively matched the objectives of the students' learning styles.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Neferson Barbosa da Silva Ramos.pdf5,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons