Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44052
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, Eliana Celia Ismael da | - |
dc.contributor.author | MELO, Heloísa Maria Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T12:03:57Z | - |
dc.date.available | 2022-04-19T12:03:57Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-18 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Heloísa Maria Vieira de. Normativas educacionais acerca da identidade de gênero e sexualidade no ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44052 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata sobre os conceitos e os processos de sexualidade, formação de identidade e formação de identidade de gênero na infância. Especificamente, objetivamos analisar como essas questões vêm sendo vivenciadas ou não no âmbito escolar, amparada pelas normativas educacionais. Aborda questões relacionadas a gênero apontando como a própria etimologia de ser masculino e feminino, está vinculada a um padrão normativo e socialmente imposto. No capitulo I apresentamos os conceitos teóricos relacionados e sua importante discussão no âmbito escolar. Fazemos um recorte de alguns trabalhos da ANPED aproximados ao objeto do estudo e, tratamos acerca dos caminhos percorridos nos debates que envolvem gênero e sexualidade até chegar às Normativas Educacionais. No capítulo II fazemos uma análise das normativas educacionais nacionais LDB, PNE, PCN’S, RECNEI e, de projetos de lei em andamento no Congresso Nacional, como Escola sem Partido e Brasil sem Homofobia. As análise foram feitas na perspectiva de estudar os avanços e retrocessos no que tange à formação de Sexualidade, Identidade e Identidade de Gênero. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexo | pt_BR |
dc.subject | Brasil. [Lei de diretrizes e bases da educação nacional (1996)] | pt_BR |
dc.subject | Plano Nacional de Educação (Brasil) | pt_BR |
dc.title | Normativas educacionais acerca da identidade de gênero e sexualidade no ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6175006335177924 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1517693011941527 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The current work deals with the concepts and processes of sexuality, identity formation and gender identity formation while in childhood. Specifically, we aim to analyze how these issues are being experienced or not in the school context, supported by educational norms. It addresses issues related to gender, pointing out how the etymology of being male and female itself is linked to a normative and socially imposed pattern. In chapter I, we present the related theoretical concepts and their important discussion in the school context. We make a cut of some ANPED works that are close to the object of the study, and we discuss the paths covered in debates that involve gender and sexuality until reaching the Educational Regulations. In chapter II, we analyze the national educational standards LDB, PNE, PCN'S, RECEI, and of bills in progress in the National Congress, as a School without a Party and Brazil without Homophobia. The analysis was made with the perspective of studying the advances and setbacks regarding the formation of Sexuality, Identity and Gender Identity. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MELO, Heloísa Maria Vieira de.pdf | 573,28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons