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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44050
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Título: | A representação imagética da mulher negra nos livros didáticos de História, Geografia e Sociologia do ensino médio da rede estadual da cidade de Agrestina-PE: percepções de raça, de gênero e de trabalho. |
Autor(es): | LIRA, Maria Mônica de |
Palavras-chave: | Relações étnicas; Negras; Currículos; Livros didáticos |
Data do documento: | 17-Dez-2018 |
Citação: | LIRA, Maria Mônica de. A representação imagética da mulher negra nos livros didáticos de História, Geografia e Sociologia do ensino médio da rede estadual da cidade de Agrestina-PE: percepções de raça, de gênero e de trabalho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | Este trabalho versa sobre a representação imagética da mulher negra nos livros didáticos de história, geografia e sociologia do ensino médio da rede estadual da cidade de Agrestina-PE1: percepções de raça, de gênero e de trabalho. Apresentamos como objetivo geral: compreender o sentido atribuído a Negra nos Livros Didáticos de História, Geografia e Sociologia do Ensino Médio do PNLD-2015. Os objetivos específicos são: a) identificar e caracterizar os lugares e os papéis da Negra presentes nos livros didáticos em questão; b) verificar e classificar os não lugares e os não papeis da negra presente nos livros didáticos; c) relacionar lugares-papéis com os não lugares papeis na construção dos sentidos atribuídos a Negra didáticos em questão. A Abordagem Teórica centra-se nos Estudos Pós-coloniais (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2005, 2008; WALSH, 2008) que colocam em questão os modelos teóricos eurocêntricos e suas metanarrativas, principalmente no que se refere à discussão da cultura negra. Nessa percepção, evidenciamos que os Livros de Didáticos constituem-se enquanto um desses documentos passivos a essa análise. No que se refere às fontes documentais dessa pesquisa, faremos uso das Coleções: Conexões com a história, da colonização da américa ao século XIX, volume 1º/2º/3º; Geografia: leituras e interação, volume 1º/2º/3º e Tempos modernos, tempos de sociologia: ensino médio, volume único que foram aprovadas e selecionadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD- 2015). A técnica de análise é Análise de Conteúdo via Análise Temática (VALA, 1999; BARDIN, 1977). Os resultados apontam um quantitativo total de 24 imagens que representam a mulher negra diante de toda a coleção analisada, uma vez que os lugares e os papéis da mulher negra na perspectiva de raça-gênero revelam a importância do seu despertar diante sua autonomia, em vista da sociedade, pois quando se trata de discursão de gênero, estamos ressaltando a importância da igualdade entre mulheres e homens, pois ainda percebemos uma dificuldade no reconhecimento do ser mulher. E já na inserção do trabalho a mulher negra é perpassada por concepções políticas, econômicas, sociais e culturais que apresentam influência direta no caráter profissional e social dessas mulheres visto nos livros didáticos que se constituem na perspectiva da tensão entre a relação da Colonialidade e da Decolonialidade pois estão permeadas a partir do silenciamento posto na imagem que forja a Mulher Negra quando visualizamos as formas de inferiorizações e disseminados na ideia da legitimação entre classes, o que significa dizer as relações de domínio e de submissão. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44050 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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