Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44050

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Janssen Felipe da-
dc.contributor.authorLIRA, Maria Mônica de-
dc.date.accessioned2022-04-19T12:03:31Z-
dc.date.available2022-04-19T12:03:31Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.date.submitted2022-04-18-
dc.identifier.citationLIRA, Maria Mônica de. A representação imagética da mulher negra nos livros didáticos de História, Geografia e Sociologia do ensino médio da rede estadual da cidade de Agrestina-PE: percepções de raça, de gênero e de trabalho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44050-
dc.description.abstractEste trabalho versa sobre a representação imagética da mulher negra nos livros didáticos de história, geografia e sociologia do ensino médio da rede estadual da cidade de Agrestina-PE1: percepções de raça, de gênero e de trabalho. Apresentamos como objetivo geral: compreender o sentido atribuído a Negra nos Livros Didáticos de História, Geografia e Sociologia do Ensino Médio do PNLD-2015. Os objetivos específicos são: a) identificar e caracterizar os lugares e os papéis da Negra presentes nos livros didáticos em questão; b) verificar e classificar os não lugares e os não papeis da negra presente nos livros didáticos; c) relacionar lugares-papéis com os não lugares papeis na construção dos sentidos atribuídos a Negra didáticos em questão. A Abordagem Teórica centra-se nos Estudos Pós-coloniais (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2005, 2008; WALSH, 2008) que colocam em questão os modelos teóricos eurocêntricos e suas metanarrativas, principalmente no que se refere à discussão da cultura negra. Nessa percepção, evidenciamos que os Livros de Didáticos constituem-se enquanto um desses documentos passivos a essa análise. No que se refere às fontes documentais dessa pesquisa, faremos uso das Coleções: Conexões com a história, da colonização da américa ao século XIX, volume 1º/2º/3º; Geografia: leituras e interação, volume 1º/2º/3º e Tempos modernos, tempos de sociologia: ensino médio, volume único que foram aprovadas e selecionadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD- 2015). A técnica de análise é Análise de Conteúdo via Análise Temática (VALA, 1999; BARDIN, 1977). Os resultados apontam um quantitativo total de 24 imagens que representam a mulher negra diante de toda a coleção analisada, uma vez que os lugares e os papéis da mulher negra na perspectiva de raça-gênero revelam a importância do seu despertar diante sua autonomia, em vista da sociedade, pois quando se trata de discursão de gênero, estamos ressaltando a importância da igualdade entre mulheres e homens, pois ainda percebemos uma dificuldade no reconhecimento do ser mulher. E já na inserção do trabalho a mulher negra é perpassada por concepções políticas, econômicas, sociais e culturais que apresentam influência direta no caráter profissional e social dessas mulheres visto nos livros didáticos que se constituem na perspectiva da tensão entre a relação da Colonialidade e da Decolonialidade pois estão permeadas a partir do silenciamento posto na imagem que forja a Mulher Negra quando visualizamos as formas de inferiorizações e disseminados na ideia da legitimação entre classes, o que significa dizer as relações de domínio e de submissão.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações étnicaspt_BR
dc.subjectNegraspt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleA representação imagética da mulher negra nos livros didáticos de História, Geografia e Sociologia do ensino médio da rede estadual da cidade de Agrestina-PE: percepções de raça, de gênero e de trabalho.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4689785111794930pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7400508587983938pt_BR
dc.description.abstractxThis paper deals with the image representation of the black woman in the didactic books of history, geography and sociology of the high school of the state network of the city of Agrestina-PE2 : perceptions of race, gender and work. We present as a general objective: to understand the meaning attributed to Negra in the Didactic Books of History, Geography and Sociology of the High School of PNLD-2015. The specific objectives are: a) to identify and characterize the places and roles of Negra present in the textbooks in question; b) to verify and classify the non-places and non-roles of the black present in the textbooks; c) relate role places to non-roles in the construction of the meanings attributed to the didactic Negra in question. The theoretical approach focuses on the post-colonial studies (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2005, 2008; WALSH, 2008) that call into question the Eurocentric theoretical models and their metanarratives, especially regarding the discussion of black culture. In this perception, we show that the Didactic Books constitute one of those documents passive to this analysis. Regarding the documentary sources of this research, we will make use of the Collections: Connections with History, from Colonization of America to the Nineteenth Century, Volume 1º / 2º / 3º; Geography: readings and interaction, volume 1º / 2º / 3º e Modern times, sociology times: high school, single volume that were approved and selected by the National Program of Didactic Book (PNLD 2015). The analysis technique is Content Analysis via Thematic Analysis (VALA, 1999; BARDIN, 1977). The results indicate a total quantitative of 24 images representing the black woman in front of the whole collection analyzed, since the places and the roles of the black woman in the perspective of race-gender reveal the importance of its awakening before its autonomy, in view of society, because when it comes to gender discourse, we are stressing the importance of equality between women and men, because we still perceive a difficulty in the recognition of being a woman. And already in the insertion of the work the black woman is perpassada by political, economic, social and cultural conceptions that present direct influence in the professional and social character of these women seen in the didactic books that constitute in the perspective of the tension between the relation of the Coloniality and the Decoloniality because they are permeated by the silencing put on the image that forges the Black Woman when we visualize the forms of inferiorizations and disseminated in the idea of legitimation between classes, which means the relations of domination and submission.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIRA, Maria Mônica de.pdf1,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons