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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44044
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Título: | As causas da evasão escolar dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Surubim – PE. |
Autor(es): | BARBOSA, Léa Maria |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos; Evasão escolar; Professores - Formação |
Data do documento: | 10-Dez-2018 |
Citação: | BARBOSA, Léa Maria. As causas da evasão escolar dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Surubim – PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | Este trabalho de conclusão de curso, apresenta o resultado de uma pesquisa no Município de Surubim-PE, que teve como objetivo geral analisar os fatores que contribuem para a evasão dos alunos da Educação de Jovens e Adultos das escolas pública. Adotou-se a abordagem quali-quantitativa, a partir da aplicação de questionários com questões fechadas e abertas, tendo como campo de investigação os estudantes evadidos da modalidade Jovens e Adultos (EJA). Através desta pesquisa constatou-se que a evasão escolar na EJA, ocorre especialmente por conta do trabalho, onde os estudantes desistem dos estudos para garantir o sustento da família. Outras causas contempladas são: falta de transporte, desinteresse pela escola, problemas de saúde, dentre outros. Ficou evidente que, dos estudantes que se evadem, voltam a matricula-se na tentativa de melhorar a qualidade de vida para sua família. Também vale ressaltar que, apesar desses estudantes retornarem à escola, a efetivação da matrícula, não garante sua permanência, por isso os níveis de evasão são alarmantes na EJA. Os resultados apontam para a necessidade de gestores das instituições de ensino formularem estratégias para suprimir a evasão escolar nas turmas da EJA. Rever a metodologia e o processo avaliativo utilizado na prática pedagógica dessa modalidade de ensino, promover formação continuada para os professores, provocando os à pesquisa, pois o fracasso escolar atribuído ao estudante, se articula aos fatores socioeconômico e a política pública educacional. Na tentativa de erradicar a evasão escolar são necessárias transformações racionais e pertinentes à realidade do estudante. O texto defende a necessidade da escola combater a exclusão social por meio do efetivo trabalho educativo, fomentando a aprendizagem nas diferentes áreas de conhecimento, com a função não só de escolarizar, mas integrar o sujeito ao mundo em que está inserido. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44044 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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