Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44021

Comparte esta pagina

Título : Atividade física e o desempenho cognitivo e acadêmico de crianças em idade escolar
Autor : SILVA, Maiara Larissa Pereira da
Palabras clave : Educação para crianças; Educação física para crianças; Cognição nas crianças
Fecha de publicación : 17-dic-2021
Resumen : A evolução e adaptação biológica dos indivíduos ocasionam alterações nas estruturas cognitivas, e com isso moldam a construção contínua do conhecimento através do desenvolvimento dos pilares da inteligência, esse fenômeno é chamado de desenvolvimento cognitivo. O desempenho acadêmico de crianças que apresentam uma rotina fisicamente ativa pode está associado à melhora na saúde mental e maiores notas em disciplinas básicas na escola. A atenção, comportamento em sala de aula, e flexibilidade executiva podem estar relacionadas a funções executivas que a atividade física proporciona. O objetivo do presente estudo é discutir a possivel associação da atividade física com o desenvolvimento cognitivo e desempenho academico de crianças. Foi realizada revisão da literatura, baseada em artigos científicos que abordam a temática em questão. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados: Scielo, periódico CAPES, PUBMED e BIREME. As palavras chaves utilizadas foram; associação, criança, cognição, desempenho acadêmico e exercício. A prática de atividade física regular atua positivamente no desenvolvimento cognitivo e no desempenho acadêmico escolar das crianças. Independente dos tipos de atividades/exercícios físicos realizados durante as aulas de educação física ou fora das mesmas, o resultado na capacidade de atenção, concentração e maiores pontuações em testes escolares são observáveis.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44021
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MAIARA LARISSA PEREIRA DA SILVA - versão final.pdf611,26 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons