Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43872

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Alexandre Viana-
dc.contributor.authorSANTOS, Armando Severo dos-
dc.date.accessioned2022-04-12T19:48:37Z-
dc.date.available2022-04-12T19:48:37Z-
dc.date.issued2017-12-20-
dc.date.submitted2022-04-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Armando Severo dos. Bullying na escolar: como agem os professores do ensino fundamental perante essa situação? 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43872-
dc.description.abstractA presente pesquisa busca compreender a ação dos professores diante o bullying escolar, através de suas falas. A questão central discutida neste estudo diz respeito a sua prática docente para a intervenção do bullying escolar. Como objetivo geral buscou-se analisar a prática docente dos professores a partir de suas falas perante as situações de bullying do ensino fundamental. Os principais autores que embasaram esta pesquisa foram; Medeiros (2017),Wendt (2014), Lisboa (2009) , Beane (2010) e Lopes Neto (2005). No que se refere ao percurso teórico metodológico, tomou-se como referência a pesquisa em sua abordagem qualitativa, com base nas ideias de Minayo (2008) e Alves (1992). Quanto às tipologias, fez-se uso da pesquisa bibliográfica e exploratória com o uso da entrevista como ferramenta de coleta de dados dos docentes, que são alvos da pesquisa em questão. Como técnica de tratamento das informações, usou-se a Análise de Conteúdo enquanto exercício de análise e sistematização dos dados. A pesquisa está delimitada ao universo escolar com os sujeitos da docência. Concluímos que os professores se distanciam do conceito de bullying e conseguinte tende a possuir a prática de intervenção prejudicada, pois as ações das docentes apresentam carência de reflexão e diálogo com os sujeitos envolvidos.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAssédio nas escolaspt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.titleBullying na escolar: como agem os professores do ensino fundamental perante essa situação?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1452387476886786pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3321578996501111pt_BR
dc.description.abstractxA research in search of an action of the teachers before the school bullying, through their speeches. The central issue discussed in this study is its teaching practice for the intervention of school bullying. As the overall goal of the study is fundamental to elementary school. The main authors who supported this research were: Medeiros (2017), Wendt (2014), Lisbon (2009), Beane (2010) and Lopes Neto (2005). There are no results for research in its qualitative approach, based on the ideas of Minayo (2008) and Alves (1992). As for the typologies, we used the bibliographic and exploratory research with the use of the interview as a tool for collecting data from the documents, which are the targets of the research in question. As a data processing technique, use a Content Analysis as a data analysis and systematization exercise. A research is divided into the school universe with the subjects of the documentation. Having as a result of our research teachers who distance themselves from the concept of bullying and obtaining tend to a practice of impaired intervention, because as actions of teachers in a statement of reflection and dialogue with the subjects involved.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, Armando Severo dos.pdf530,82 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons