Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43872
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARAÚJO, Alexandre Viana | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Armando Severo dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T19:48:37Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T19:48:37Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-12 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Armando Severo dos. Bullying na escolar: como agem os professores do ensino fundamental perante essa situação? 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43872 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa busca compreender a ação dos professores diante o bullying escolar, através de suas falas. A questão central discutida neste estudo diz respeito a sua prática docente para a intervenção do bullying escolar. Como objetivo geral buscou-se analisar a prática docente dos professores a partir de suas falas perante as situações de bullying do ensino fundamental. Os principais autores que embasaram esta pesquisa foram; Medeiros (2017),Wendt (2014), Lisboa (2009) , Beane (2010) e Lopes Neto (2005). No que se refere ao percurso teórico metodológico, tomou-se como referência a pesquisa em sua abordagem qualitativa, com base nas ideias de Minayo (2008) e Alves (1992). Quanto às tipologias, fez-se uso da pesquisa bibliográfica e exploratória com o uso da entrevista como ferramenta de coleta de dados dos docentes, que são alvos da pesquisa em questão. Como técnica de tratamento das informações, usou-se a Análise de Conteúdo enquanto exercício de análise e sistematização dos dados. A pesquisa está delimitada ao universo escolar com os sujeitos da docência. Concluímos que os professores se distanciam do conceito de bullying e conseguinte tende a possuir a prática de intervenção prejudicada, pois as ações das docentes apresentam carência de reflexão e diálogo com os sujeitos envolvidos. | pt_BR |
dc.format.extent | 43p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Assédio nas escolas | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Bullying na escolar: como agem os professores do ensino fundamental perante essa situação? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1452387476886786 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3321578996501111 | pt_BR |
dc.description.abstractx | A research in search of an action of the teachers before the school bullying, through their speeches. The central issue discussed in this study is its teaching practice for the intervention of school bullying. As the overall goal of the study is fundamental to elementary school. The main authors who supported this research were: Medeiros (2017), Wendt (2014), Lisbon (2009), Beane (2010) and Lopes Neto (2005). There are no results for research in its qualitative approach, based on the ideas of Minayo (2008) and Alves (1992). As for the typologies, we used the bibliographic and exploratory research with the use of the interview as a tool for collecting data from the documents, which are the targets of the research in question. As a data processing technique, use a Content Analysis as a data analysis and systematization exercise. A research is divided into the school universe with the subjects of the documentation. Having as a result of our research teachers who distance themselves from the concept of bullying and obtaining tend to a practice of impaired intervention, because as actions of teachers in a statement of reflection and dialogue with the subjects involved. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Armando Severo dos.pdf | 530,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons