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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43871

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Título: Dificuldades na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil.
Autor(es): OLIVEIRA, Giselly Silva de
Palavras-chave: Autismo em crianças; Inclusão escolar; Educação infantil
Data do documento: 14-Dez-2017
Citação: OLIVEIRA, Giselly Silva de. Dificuldades na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
Abstract: Esta pesquisa teve como finalidade compreender as práticas, com perspectiva inclusiva, realizada na escola com o intuito de promover a socialização/aprendizado de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da sala de aula regular. Para fundamentação teórica fizemos uso de autores como Maria Teresa Mantoan (2015), Rosita Edler Carvalho (2010; 2013), Filho & Cunha (2010), principalmente, para nos auxiliar a compreender o universo autista, bem como as medidas em defesa da inclusão nas escolas. Adotamos, enquanto abordagem a pesquisa qualitativa, estudo de caráter exploratório. Utilizamos o procedimento Estudo de Caso, usando como alicerce teórico Robert K. Yin (2001) por possibilitar um contato direto do investigador com os sujeitos da pesquisa, permitindo desvelar os significados, concepções e práticas dos participantes. Os dados foram coletados a partir de observações diretas, do registro em forma de diário de campo, das entrevistas semi-estruturadas e conversas informais. Para análise dos dados utilizamos o método da análise de conteúdo de Bardin (2004) a partir da transcrição, organização e sistematização dos dados coletados no campo empírico, que forneceu subsídios para composição das categorias de análise e interpretações subsequentes. Os achados apontam para o fato de que a inclusão de um aluno com TEA na escola regular ainda é um desafio constante ao professor, à escola, à família e ao próprio aluno. Também para a importância de um planejamento estruturado em autismo e a necessidade da formação contínua do educador.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43871
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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