Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43717

Share on

Title: Trajetórias educacionais de sucesso em contextos socialmente desfavoráveis: uma abordagem interseccional com licenciandos de Matemática.
Authors: SILVA, Luiz Felipe de Oliveira
Keywords: Sociologia educacional; Educação matemática; Sucesso - Estudantes
Issue Date: 11-Dec-2019
Citation: SILVA, Luiz Felipe de Oliveira. Trajetórias educacionais de sucesso em contextos socialmente desfavoráveis: uma abordagem interseccional com licenciandos de Matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019.
Abstract: Esse estudo surge da necessidade de compreender como se deu o sucesso escolar de estudantes pertencentes a camadas populares. A partir de um mapeamento de pesquisas anteriores sobre o tema, verificou-se que existem lacunas que evidenciem a importância da interseccionalidade nas trajetórias educacionais. Portanto, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar, a partir de uma abordagem interseccional, em que condições ocorre o êxito educacional de quatro estudantes de Licenciatura em Matemática. Para tanto, utilizamos como referencial teórico os conceitos de Pierre Bourdieu, sobre as relações entre reprodução social e reprodução cultural, Bernard Lahire, no que tange às singularidades e Kimberlé Crenshaw e Patrícia Mattos, no que se refere a interseccionalidade, método que leva em consideração os diferentes fatores de opressão. Como procedimento de pesquisa recorremos as entrevistas narrativas, importante recurso para se compreender contextos. Os resultados obtidos através das análises revelam que o sucesso escolar dos sujeitos da pesquisa deve-se principalmente ao capital cultural adquirido, mas também a fatores como a automotivação e a existência de uma figura de referência. Além disso, evidenciou-se a importância da interseccionalidade no contexto social dos entrevistados, visto que, em muitas das vezes, o preconceito e a discriminação interferiram no processo educacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43717
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Luiz Felipe de Oliveira.pdf662,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons