Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43585

Comparte esta pagina

Título : Processo de validação da consistência lógica de conjunto de dados geoespaciais vetoriais com abordagem da consistência semântica
Autor : FRANÇA, Leandro Luiz Silva de
Palabras clave : Engenharia cartográfica; Consistência lógica; Controle de qualidade; Topologia; Validação
Fecha de publicación : 7-jul-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : FRANÇA, Leandro Luiz Silva de. Processo de validação da consistência lógica de conjunto de dados geoespaciais vetoriais com abordagem da consistência semântica. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Para corretas análises e tomadas de decisões baseadas em dados geoespaciais, é essencial que esses dados tenham sua confiabilidade e integridade atestadas. No que se refere à Consistência Lógica, ainda são poucas as normas e pesquisas que tratem do assunto de forma completa e sistemática, não havendo um consenso sobre os procedimentos adequados para o controle de qualidade desta categoria. Consequentemente, alguns produtores de dados geoespaciais apresentam diversas dificuldades para garantir a integridade e consistência dos seus produtos cartográficos devido à verificação inadequada dos relacionamentos lógicos, ocasionando retrabalhos com verificações repetidas e pouco eficientes. Esta dissertação, portanto, teve como finalidade explorar e aprofundar os conceitos inerentes aos elementos de qualidade da consistência lógica, sistematizando e propondo uma sequência otimizada de avaliação para um Conjunto de Dados Geoespaciais Vetoriais (CDGV) de forma a garantir a consistência das informações extraídas desses dados pelos diversos usuários e analistas de SIG. Além disso, foi discutido neste trabalho o conceito de Consistência Semântica, um importante elemento de qualidade que possibilita a verificação automática de regras lógicas entre atributos ou entre atributo e topologia. As regras lógicas elencadas nesta pesquisa foram aplicadas em um CDGV do Projeto de Mapeamento do estado da Bahia, detalhando-se todo o procedimento metodológico para a validação topológica e semântica desses dados. Dos resultados, verificou-se uma quantidade considerável de inconsistências topológicas e semânticas, indicando a necessidade de modernização dos procedimentos de validação pelos produtores de dados geoespaciais. No que se refere às contribuições deste trabalho, além da compilação de uma base teórica abrangente e sistematização do fluxo dos procedimentos de avaliação da consistência lógica de um CDGV, destaca-se também o desenvolvimento de soluções para a verificação das inconsistências topológicas e semânticas com consultas SQL baseadas no software livre PostgreSQL e sua extensão espacial PostGIS.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43585
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Leandro Luiz Silva de França.pdf5,05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons