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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43474
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Título : | Criatividade docente na educação superior : uma reflexão à luz das práticas inovadoras |
Autor : | OLIVEIRA, Marina Jacinto da Silva |
Palabras clave : | Ensino Superior - Docentes; Práticas Docentes – Inovação; Práticas Docentes - Criatividade; Ensino Superior – Professores; UFPE - Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 21-dic-2021 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | OLIVEIRA, Marina Jacinto da Silva. Criatividade docente na educação superior: uma reflexão à luz das práticas inovadoras. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumen : | O presente estudo teve por objetivo geral investigar a relação entre o uso de práticas consideradas inovadoras e a criatividade nas atividades de ensino dos docentes da Educação Superior. Esta pesquisa buscou destacar a relação entre criatividade, docência e inovação, enfatizando a sua importância e necessidade para o desenvolvimento docente, já que a demanda para o cultivo da inovação dentro do ensino superior vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos. Já que o professor é o elemento chave para o potencial criativo dentro do contexto educacional, é importante que se cultive atos criativos a partir dele. Para operacionalizar o objetivo geral, tivemos como objetivos específicos: conhecer a percepção dos professores sobre criatividade na Educação Superior, identificar quais as práticas que docentes da Educação Superior consideram inovadoras em suas atividades de ensino e identificar os elementos que denotam criatividade presentes nas atividades de ensino dos professores que utilizam práticas consideradas por eles como inovadoras. O estudo possui como base estudos sobre criatividade (VYGOTSKY, 2012), criatividade docente (FLEICH; ALENCAR, 2010) e práticas inovadoras (FILATRO; CAVALCANTI,2018), (MORAN, 2018) dentre outros. Com relação à metodologia, o estudo teve uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, sendo também uma pesquisa participante realizada de forma on-line e síncrona entre docentes de instituições de Educação Superior públicas de Pernambuco. O instrumento utilizado para a construção dos dados foi Pláticas (GUAJARDO; GUAJARDO,2013) e as análises foram realizadas através da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2020). Os resultados mostram que a relação entre criatividade docente e o uso de práticas inovadoras não só existe como também é importantíssima para a realização de práticas mais inovadoras de ensino. Através das respostas dos entrevistados, foi possível verificar que: a percepção deles sobre a criatividade no ensino superior é a capacidade de se reinventar partindo também da base pedagógica, sendo um ato de transformação discente e uma maneira diferenciada de se resolver problemas acadêmicos; As práticas consideradas inovadoras mais utilizadas por eles são diversas, desde os modelos híbridos menos disruptivos como a rotação por estações e a sala de aula invertida, como também metodologias ativas(Aprendizagem baseada em problemas/projetos, Estudo de caso e Storytelling), imersivas (Gamificação e Role playing) e ágeis (Microlearning) e que os elementos que denotam criatividade nas atividades de ensino dos participantes são o incentivo a novas ideias, interesse pela aprendizagem do aluno, estratégias diversificadas de ensino e clima para a expressão de ideias. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43474 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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