Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43474

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPADILHA, Maria Auxiliadora Soares-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Marina Jacinto da Silva-
dc.date.accessioned2022-03-22T16:58:55Z-
dc.date.available2022-03-22T16:58:55Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marina Jacinto da Silva. Criatividade docente na educação superior: uma reflexão à luz das práticas inovadoras. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43474-
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo geral investigar a relação entre o uso de práticas consideradas inovadoras e a criatividade nas atividades de ensino dos docentes da Educação Superior. Esta pesquisa buscou destacar a relação entre criatividade, docência e inovação, enfatizando a sua importância e necessidade para o desenvolvimento docente, já que a demanda para o cultivo da inovação dentro do ensino superior vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos. Já que o professor é o elemento chave para o potencial criativo dentro do contexto educacional, é importante que se cultive atos criativos a partir dele. Para operacionalizar o objetivo geral, tivemos como objetivos específicos: conhecer a percepção dos professores sobre criatividade na Educação Superior, identificar quais as práticas que docentes da Educação Superior consideram inovadoras em suas atividades de ensino e identificar os elementos que denotam criatividade presentes nas atividades de ensino dos professores que utilizam práticas consideradas por eles como inovadoras. O estudo possui como base estudos sobre criatividade (VYGOTSKY, 2012), criatividade docente (FLEICH; ALENCAR, 2010) e práticas inovadoras (FILATRO; CAVALCANTI,2018), (MORAN, 2018) dentre outros. Com relação à metodologia, o estudo teve uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, sendo também uma pesquisa participante realizada de forma on-line e síncrona entre docentes de instituições de Educação Superior públicas de Pernambuco. O instrumento utilizado para a construção dos dados foi Pláticas (GUAJARDO; GUAJARDO,2013) e as análises foram realizadas através da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2020). Os resultados mostram que a relação entre criatividade docente e o uso de práticas inovadoras não só existe como também é importantíssima para a realização de práticas mais inovadoras de ensino. Através das respostas dos entrevistados, foi possível verificar que: a percepção deles sobre a criatividade no ensino superior é a capacidade de se reinventar partindo também da base pedagógica, sendo um ato de transformação discente e uma maneira diferenciada de se resolver problemas acadêmicos; As práticas consideradas inovadoras mais utilizadas por eles são diversas, desde os modelos híbridos menos disruptivos como a rotação por estações e a sala de aula invertida, como também metodologias ativas(Aprendizagem baseada em problemas/projetos, Estudo de caso e Storytelling), imersivas (Gamificação e Role playing) e ágeis (Microlearning) e que os elementos que denotam criatividade nas atividades de ensino dos participantes são o incentivo a novas ideias, interesse pela aprendizagem do aluno, estratégias diversificadas de ensino e clima para a expressão de ideias.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Superior - Docentespt_BR
dc.subjectPráticas Docentes – Inovaçãopt_BR
dc.subjectPráticas Docentes - Criatividadept_BR
dc.subjectEnsino Superior – Professorespt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleCriatividade docente na educação superior : uma reflexão à luz das práticas inovadoraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSOUTO-MANNING, Mariana-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3414819360233269pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1120580802653357pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe present study's overall objective was to investigate the relationship between the use of practices considered innovative and creativity in the teaching activities of Higher Education faculty members. This research sought to highlight the relationship between creativity, teaching and innovation, emphasizing its importance and need for faculty development, since the demand for the cultivation of innovation within higher education has grown steeply in recent years. Since the teacher is the key element for creative potential within the educational context, it is important that creative acts are cultivated from within. To operationalize the general objective, we had the following specific objectives: to know the teachers' views about creativity in Higher Education, to identify which practices teachers of Higher Education consider innovative in their teaching activities, and to identify the elements that denote creativity present in the teachers' teaching activities that use practices considered by them as innovative. The study is based on studies about creativity (VYGOTSKY, 2012), teaching creativity (ALENCAR; FLEITH, 2010) and innovative practices (FILATRO; CAVALCANTI, 2018), (MORAN, 2018) among others. Regarding the methodology, the study had a qualitative approach of exploratory nature, being also participant research conducted online and synchronously among teachers of public Higher Education institutions in Pernambuco. The instrument used for data construction was Pláticas (GUAJARDO; GUAJARDO,2013; FIERROS E BERNAL, 2016) and the analyses were carried out through the Textual Discourse Analysis of Moraes and Galiazzi (2020). The results show that the relationship between teacher creativity and the use of innovative practices not only exists but is also very important for the realization of more innovative teaching practices. Through the respondents' answers, it was possible to verify that: their perception of creativity in higher education is the ability to reinvent oneself starting also from the pedagogical basis, being an act of student transformation and a different way to solve academic problems; The practices considered most innovative by them are diverse, from blended less disruptive learning models such as station rotation and the flipped classroom, as well as active methodologies (Problem/Project Based Learning, Case Study and Storytelling), immersive methodologies (Gamification and Role playing) and agile methodologies (Microlearning).We also learned that the elements that denote creativity in the teaching activities of the participants are the encouragement of new ideas, interest in student learning, diversified teaching strategies and climate for the expression of ideas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marina Jacinto da Silva Oliveira.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons