Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43462

Share on

Title: Produção curricular na educação do campo : uma análise dos discursos dos/as docentes à luz das redes associacionistas
Authors: SILVA, Douglas Ferreira da
Keywords: Educação rural; Currículos; Análise do discurso; Redes sociais
Issue Date: 26-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Douglas Ferreira da. Produção curricular na educação do campo: uma análise dos discursos dos/as docentes à luz das redes associacionistas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: A presente pesquisa objetivou compreender, a partir dos discursos dos/das docentes do campo, possíveis contribuições das Redes Associacionistas para a produção do currículo. Desta forma, partimos do seguinte problema de pesquisa: De que forma as Redes Associacionistas contribuem para a produção curricular dos/as professores/as que atuam em escolas localizadas no campo? Elencamos, enquanto objetos de estudo, a Educação do Campo (CALDART, 2004; ARROYO, 2005; SILVA, TORRES E LEMOS, 2012; SILVA E SILVA, 2017), as Redes Associacionistas (GOHN, 2001; 2005; FREITAS, 2005), e o Currículo (SILVA, 2007). Assim, apresentamos uma breve discussão a fim de situar nossos/as leitores/as sobre cada um deles. Movidos pelos objetivos geral e específicos e, consequentemente, pela questão central, submetemos nosso questionário – cuja disponibilidade se deu via Google Forms, em virtude da pandemia de coronavírus – à Análise do Discurso (ORLANDI, 2010), para nos aproximarmos dos sentidos e significados acerca da produção de currículo que carregam os discursos dos/as professores/as campesinos/as do município de Brejo da Madre de Deus – PE. As análises realizadas em torno dos dados contruídos nos revelam que os/as docentes, pouco ou nada apontam sobre a presença das Redes Associacionistas e/ou dos saberes vivenciados a partir das mesmas, tanto no seu trajeto formativo quanto na sua atuação profissional, o que nos conduz a novos questionamentos sobre os diálogos travados entre as escolas com outros espaços formativos além dos formais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43462
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Douglas Ferreira da Silva.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons