Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43462

Comparte esta pagina

Título : Produção curricular na educação do campo : uma análise dos discursos dos/as docentes à luz das redes associacionistas
Autor : SILVA, Douglas Ferreira da
Palabras clave : Educação rural; Currículos; Análise do discurso; Redes sociais
Fecha de publicación : 26-feb-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Douglas Ferreira da. Produção curricular na educação do campo: uma análise dos discursos dos/as docentes à luz das redes associacionistas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : A presente pesquisa objetivou compreender, a partir dos discursos dos/das docentes do campo, possíveis contribuições das Redes Associacionistas para a produção do currículo. Desta forma, partimos do seguinte problema de pesquisa: De que forma as Redes Associacionistas contribuem para a produção curricular dos/as professores/as que atuam em escolas localizadas no campo? Elencamos, enquanto objetos de estudo, a Educação do Campo (CALDART, 2004; ARROYO, 2005; SILVA, TORRES E LEMOS, 2012; SILVA E SILVA, 2017), as Redes Associacionistas (GOHN, 2001; 2005; FREITAS, 2005), e o Currículo (SILVA, 2007). Assim, apresentamos uma breve discussão a fim de situar nossos/as leitores/as sobre cada um deles. Movidos pelos objetivos geral e específicos e, consequentemente, pela questão central, submetemos nosso questionário – cuja disponibilidade se deu via Google Forms, em virtude da pandemia de coronavírus – à Análise do Discurso (ORLANDI, 2010), para nos aproximarmos dos sentidos e significados acerca da produção de currículo que carregam os discursos dos/as professores/as campesinos/as do município de Brejo da Madre de Deus – PE. As análises realizadas em torno dos dados contruídos nos revelam que os/as docentes, pouco ou nada apontam sobre a presença das Redes Associacionistas e/ou dos saberes vivenciados a partir das mesmas, tanto no seu trajeto formativo quanto na sua atuação profissional, o que nos conduz a novos questionamentos sobre os diálogos travados entre as escolas com outros espaços formativos além dos formais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43462
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Douglas Ferreira da Silva.pdf1,03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons