Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43396

Compartilhe esta página

Título: A educação escolar e o educador na penitenciária Juiz Plácido de Souza – Caruaru/PE – (PIPS): uma análise a partir das representações sociais acerca da educação em prisões.
Autor(es): PEDROSA, Lúcio Alves
Palavras-chave: Educação e Estado; Política social; Direitos humanos; Sistema penitenciário
Data do documento: 9-Dez-2020
Citação: PEDROSA, Lúcio Alves. A educação escolar e o educador na penitenciária Juiz Plácido de Souza – Caruaru/PE – (PIPS): uma análise a partir das representações sociais acerca da educação em prisões. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: A palavra punir sempre foi presença constante na evolução da história da humanidade, até a ascensão da contemporaneidade, sacrificar o corpo é a maneira utilizada, no sentido de punição para os que desobedecem as determinações da convivência em sociedade. Nesse sentido, a ressocialização do apenado tem por base: o trabalho, a educação e a religião. Nesse trabalho abordaremos desse tripé: a educação. Os objetivos desse trabalho foram: Objetivo Geral: Discutir a educação para pessoas privadas de liberdade a partir da oferta da educação escolar na Penitenciária Juiz Plácido de Souza – PJPS, na cidade de Caruaru/PE. Objetivos Específicos: Analisar o sistema penitenciário e seus processos educativos, com foco na PJPS; Identificar as representações sociais dos professores sobre a educação escolar nas prisões, como políticas públicas relacionadas aos direitos humanos; Investigar os limites e possibilidades das práticas dos professores nos espaços da PJPS. O presente trabalho vem questionar: A educação escolar pode humanizar o sistema prisional? A educação poderá levar o sujeito em privação de liberdade a livra-se da vulnerabilidade social que o condena para sempre? O papel do educador nesse espaço permite realizar um trabalho pedagógico e social capazes de ressocializar os apenados? Em fim, qual a função das escolas dentro dos sistemas prisionais brasileiro? Com a intenção de responder essas questões, realizamos uma pesquisa bibliográfica e através de uma análise documental da penitenciária com foco na Penitenciária Juiz Plácido de Souza em Caruaru-PE, apresentando as visões acerca da educação escolar nos espaços das unidades penais. A pesquisa permitiu a construção de um breve histórico sobre os direitos humanos, apresentando quem são os possíveis tutelados por direito e os que são negados, sendo assim, excluídos da história. O referencial teórico escolhido tem como autores principais, Barros, Maia, Piovesan, Teixeira, Foucault, Ireland, Faleiros, entre outros. Ao final constatamos a importância do trabalho em conjunto do estado e sociedade na luta por garantia da educação capaz de reinserir os presos na sociedade, mesmo concluindo que, apesar do reconhecimento da grande importância da educação nas vidas intramuros, ela não pode resolver um problema causado pelo sistema.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43396
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDROSA, Lúcio Alves.pdf519,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons