Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43396
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Ana Maria de | - |
dc.contributor.author | PEDROSA, Lúcio Alves | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-17T10:59:31Z | - |
dc.date.available | 2022-03-17T10:59:31Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-15 | - |
dc.identifier.citation | PEDROSA, Lúcio Alves. A educação escolar e o educador na penitenciária Juiz Plácido de Souza – Caruaru/PE – (PIPS): uma análise a partir das representações sociais acerca da educação em prisões. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43396 | - |
dc.description.abstract | A palavra punir sempre foi presença constante na evolução da história da humanidade, até a ascensão da contemporaneidade, sacrificar o corpo é a maneira utilizada, no sentido de punição para os que desobedecem as determinações da convivência em sociedade. Nesse sentido, a ressocialização do apenado tem por base: o trabalho, a educação e a religião. Nesse trabalho abordaremos desse tripé: a educação. Os objetivos desse trabalho foram: Objetivo Geral: Discutir a educação para pessoas privadas de liberdade a partir da oferta da educação escolar na Penitenciária Juiz Plácido de Souza – PJPS, na cidade de Caruaru/PE. Objetivos Específicos: Analisar o sistema penitenciário e seus processos educativos, com foco na PJPS; Identificar as representações sociais dos professores sobre a educação escolar nas prisões, como políticas públicas relacionadas aos direitos humanos; Investigar os limites e possibilidades das práticas dos professores nos espaços da PJPS. O presente trabalho vem questionar: A educação escolar pode humanizar o sistema prisional? A educação poderá levar o sujeito em privação de liberdade a livra-se da vulnerabilidade social que o condena para sempre? O papel do educador nesse espaço permite realizar um trabalho pedagógico e social capazes de ressocializar os apenados? Em fim, qual a função das escolas dentro dos sistemas prisionais brasileiro? Com a intenção de responder essas questões, realizamos uma pesquisa bibliográfica e através de uma análise documental da penitenciária com foco na Penitenciária Juiz Plácido de Souza em Caruaru-PE, apresentando as visões acerca da educação escolar nos espaços das unidades penais. A pesquisa permitiu a construção de um breve histórico sobre os direitos humanos, apresentando quem são os possíveis tutelados por direito e os que são negados, sendo assim, excluídos da história. O referencial teórico escolhido tem como autores principais, Barros, Maia, Piovesan, Teixeira, Foucault, Ireland, Faleiros, entre outros. Ao final constatamos a importância do trabalho em conjunto do estado e sociedade na luta por garantia da educação capaz de reinserir os presos na sociedade, mesmo concluindo que, apesar do reconhecimento da grande importância da educação nas vidas intramuros, ela não pode resolver um problema causado pelo sistema. | pt_BR |
dc.format.extent | 70p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Política social | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Sistema penitenciário | pt_BR |
dc.title | A educação escolar e o educador na penitenciária Juiz Plácido de Souza – Caruaru/PE – (PIPS): uma análise a partir das representações sociais acerca da educação em prisões. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2287414519477726 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9005332507052601 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The word punish has always been a constant presence in the evolution of human history, until the rise of contemporaneity, sacrificing the body is the way used, in the sense of punishment for those who disobey the determinations of living together in society. In this sense, the re-socialization of the convict is based on: work, education and religion. In this work we will approach this tripod: education. The objectives of this work were: General Objective: To discuss education for people deprived of their liberty based on the provision of school education at the Juiz Plácido de Souza Penitentiary - PJPS, in the city of Caruaru / PE. Specific Objectives: Analyze the penitentiary system and its educational processes, focusing on PJPS; Identify teachers' social representations of school education in prisons, as public policies related to human rights; Investigate the limits and possibilities of teachers' practices in PJPS spaces. The present work asks: Can school education humanize the prison system? Can education lead the deprived subject to get rid of the social vulnerability that condemns him forever? Does the role of the educator in this space allow for pedagogical and social work capable of re-socializing inmates? Finally, what is the role of schools within Brazilian prison systems? With the intention of answering these questions, we carried out a bibliographic research and through a documentary analysis of the penitentiary with a focus on the Judge Plácido de Souza Penitentiary in Caruaru-PE, presenting the views on school education in the spaces of the penal units. The research allowed the construction of a brief history of human rights, showing who are the possible ones protected by law and those who are denied, thus being excluded from the story. The chosen theoretical framework has as main authors, Barros, Maia, Piovesan, Teixeira, Foucault, Ireland, Faleiros, among others. In the end, we see the importance of working together with the state and society in the fight to guarantee education capable of reinserting prisoners in society, even concluding that, despite the recognition of the great importance of education in intramural lives, it cannot solve a problem caused through the system. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEDROSA, Lúcio Alves.pdf | 519,64 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons