Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43191

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Camila Brito de-
dc.contributor.authorFIGUEIROA, Davi Philip Florêncio Bezerra-
dc.date.accessioned2022-03-04T23:32:58Z-
dc.date.available2022-03-04T23:32:58Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.date.submitted2022-03-04-
dc.identifier.citationFIGUEIROA, Davi Philip Florencio Bezerra. O ciclo junino na capital do forró: projeto e análise das identidades visuais do São João de Caruaru de 1993 até 2019. 2022. Trabalho de conclusão de curso de design - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43191-
dc.description.abstractEm Caruaru se faz o maior e melhor São João do mundo, há quem diga. A cidade inteira se modifica com a chegada de junho, afinal é tempo de festa. Tradição que acontece desde os anos 70, a festa foi ganhando corpo e incentivos estaduais e hoje compete numa guerra de gigantes com Campina Grande, na Paraíba, sobre quem tem a maior e melhor festa. O espetáculo com dimensões midiáticas astronômicas repercute por todo o país e atraí visitantes de todas as regiões, inclusive do estrangeiro. Conhecida por Vitalino e divulgada por Luiz Gonzaga, Caruaru é um polo cultural de referência internacional quanto ao que se produz nessa terrinha. E o São João tá no sangue do povo. Os moradores de Caruaru e das regiões circunvizinhas esperam o ano inteiro pelos festejos juninos, e a programação do Pátio do Forró Luiz Lua Gonzaga é a mais aguardada por quem sempre participa. Este trabalho tem como objetivo explorar, reunir, entender e reproduzir a história e a memória do São João tradicional caruaruense. Foi reunido um acervo que abrange 18 das 26 edições da festa realizada pela prefeitura, propondo um recorte de 1993 até 2019. Esse material foi analisado segundo categorias do design gráfico e assim pôde ser percebido como se construiu a identidade visual da festa e como ela se modificou ao longo das edições. A partir dessa análise foram estabelecidas diretrizes para a proposta de projeto de identidade visual para o São João de 2022, que foi realizado seguindo duas metodologias de projeto utilizadas por Rezende (1979) e Wheeler (2018). A intenção geral do trabalho é preservar e celebrar a cultura popular nordestina por meio da reunião desses registros gráficos das edições passadas da festa que não se encontram reunidos em nenhum outro lugar.pt_BR
dc.format.extent117p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMemória Gráficapt_BR
dc.subjectIdentidade Visualpt_BR
dc.subjectSão Joãopt_BR
dc.subjectCaruarupt_BR
dc.titleO ciclo junino na capital do forró: projeto e análise das identidades visuais do São João de Caruaru de 1993 até 2019pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7822482837541766pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9158673599744458pt_BR
dc.description.abstractxIn Caruaru, the biggest and best São João in the world is made, some say. The whole city changes with the arrival of June, after all, it's party time. A tradition that has been going on since the 70s, the party has gained momentum and state incentives and today it competes in a war of giants with Campina Grande, in Paraíba, over who has the biggest and best party. The spectacle with astronomical media dimensions reverberates throughout the country and attracts visitors from all regions, including from abroad. Known by Vitalino and promoted by Luiz Gonzaga, Caruaru is a cultural center of international reference in terms of what is produced in this region. And São João is in the blood of the people. Residents of Caruaru and the surrounding regions wait all year for the June festivities, and the schedule of Pátio do Forró Luiz Lua Gonzaga is the most awaited by those who always participate. This work aims to explore, gather, understand and reproduce the history and memory of the traditional São João in Caruaru. A collection covering 18 of the 26 editions of the party held by the city was gathered, proposing a cut from 1993 to 2019. This material was analyzed according to graphic design categories and thus it could be seen how the visual identity of the party was built and how it was modified throughout the edits. From this analysis, guidelines were established for the proposal of a visual identity project for São João in 2022, which was carried out following two project methodologies used by Rezende (1979) and Wheeler (2018). The general intention of the work is to preserve and celebrate popular northeastern culture by bringing together these graphic records of past editions of the festival that are not found anywhere else.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrialpt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Davi Philip Florencio - São João 2022.pdf2,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons