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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43188
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | BARBOSA, Rodrigo Miranda | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jamily Raquel Micenas | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T23:24:33Z | - |
dc.date.available | 2022-03-04T23:24:33Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jamilly Raquel Micenas. ACESSIBILIDADE EM JOGO: o design como ferramenta indispensável de responsabilidade social integrativa na adaptação do jogo Coup para pessoas com e sem deficiências visuais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43188 | - |
dc.description.abstract | Tendo em vista que à medida que envelhecemos adquirimos alguma deficiência visual, seja ela leve ou aguda, parte-se da hipótese de que, são necessárias intervenções mínimas no design para incluir videntes, não videntes e daltônicos, desta forma pesquisa-se sobre o uso do design da informação, a fim de adaptar o jogo de cartas Coup para que pessoas com e sem deficiência visual possam interagir, quebrando assim o ciclo de segregação e marginalização dos jogos para esse público. Para tanto, é necessário compreender o advento da deficiência visual suas causas e contexto sociocultural entre videntes e não videntes, conceituar o design informacional e analisar suas aplicações em jogos de tabuleiro, analisar o mercado de jogos para deficientes visuais e compreender o jogo Coup e sua jogabilidade. Realiza-se, então, uma pesquisa com caráter exploratório guiado pela metodologia do Design Thinking. Diante disso, verifica-se as características do material gráfico que suporta essa proposta de adaptação acessível, o que impõe a constatação de que existe uma necessidade, da sociedade em geral, para o potencial da acessibilidade em jogos como ferramenta que dissipa barreiras e estereótipos da exclusão e marginalização das pessoas videntes em relação às não videntes. Palavras-Chave: Design da informação; Deficiência visual; Inclusão; Interação; Jogos de tabuleiro; | pt_BR |
dc.format.extent | 101p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Design da informação | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Inlcusão | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Jogos de tabuleiro | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade em jogo: o design como ferramenta indispensável de responsabilidade social integrativa na adaptação do jogo Coup para pessoas com e sem deficiências visuais. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6498132660066720 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Considering that as we get older we acquire some visual impairment, be it mild or acute, it is assumed that, minimal interventions are needed in the design to include seer, non-seer and color-blind, so it is researched the use of informational design in order to adapt the card game Coup so that people with and without visual impairment can interact, thus breaking the cycle of segregation and marginalization of games for this audience. To do so, it is necessary to understand the advent of visual impairment, its causes and sociocultural context between visually impaired and non-visually impaired people, to conceptualize the informational design and analyze its applications in board games, to analyze the market of games for visually impaired people, and to understand the game Coup and its playability. This is an exploratory research guided by the methodology of Design Thinking. Given that, it is verified the characteristics of the graphic material that supports this proposal of accessible adaptation, which imposes the verification that there is a need, from society in general, for the potential of accessibility in games as a tool that dissipates barriers and stereotypes of exclusion and marginalization of seer people in relation to non-visual people. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Projetos | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - JAMILLY RAQUEL MICENAS SILVA.pdf | 4,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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