Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43171
Comparte esta pagina
Título : | A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pelos professores de Língua Inglesa do Ensino Médio de escolas privadas de Belo Jardim e de Caruaru. |
Autor : | SILVA, Cecilia Maria Santos |
Palabras clave : | Ensino de Língua Inglesa; Tecnologias da Informação e Comunicação; Educomunicação |
Fecha de publicación : | 30-nov-2021 |
Resumen : | Este trabalho objetivou investigar a prática pedagógica de professores de Língua Inglesa (LI) do Ensino Médio de escolas privadas de Belo Jardim e de Caruaru, em relação ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A escolha desse tema se deu devido à convivência com o processo de ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LE), aliada ao interesse pela inserção das novas TIC nas práticas pedagógicas dos professores. Foram também levados em conta os possíveis desdobramentos comunicacionais entre estudantes, professores e sociedade, a partir da inserção das TIC nas aulas de inglês. A utilização das TIC pelos docentes de LI, com viés comunicativo, traz à tona o desenvolvimento de atividades pelos professores com seus alunos em uma perspectiva da Educomunicação: através de uma prática que utiliza as TIC para promover a comunicação dentro e fora da sala de aula. Kenski (2003), Júnior e Costa (2012) e Morán (2015) veem as tecnologias como alternativas para a prática pedagógica dos professores, uma vez que podem dinamizar e promover um processo de ensino eficiente e a comunicação no ambiente escolar. Silva e Branco (2015) demonstram que a LE também tem o papel fundamental de preparar o aluno para o mundo globalizado e torná-lo sensível e tolerante à cultura dos demais. A partir das ideias desses e outros autores, como Pereira (2011), Xavier (2002) e Mendes (2018), desenvolveu-se a fundamentação teórica, que abordou aspectos relativos à aplicação das TIC em sala de aula, às TIC e a Comunicação, ao letramento digital na prática pedagógica do professor de LI e à Educomunicação, esta através do uso das TIC nas aulas, além de ter sido traçado um breve panorama sobre o ensino de LI no Brasil. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, sendo os dados obtidos mediante entrevistas com três professores de três diferentes escolas privadas de Belo Jardim e de Caruaru. Houve ainda a análise documental contemplando os planos de ensino dos docentes, bem como a aplicação de um questionário a cinco estudantes do primeiro professor, três da segunda professora e três da terceira. Com as análises dos dados, foi constatado que os docentes utilizam as TIC, majoritariamente, para expor os conteúdos através de slides, apesar de realizarem algumas atividades que proporcionam dinamicidade e participação, aspectos também mencionados pelos estudantes ao avaliarem as diferenças entre as aulas ministradas com e sem o auxílio das TIC. Também foi observado que dois professores têm planos de ensino próprios, enquanto uma docente utiliza as recomendações do livro didático. Por fim, concluiu-se que, dentro do espaço de tempo que cabe aos professores, com os recursos disponíveis e dentro dos limites de seus conhecimentos a respeito das TIC, esforçam-se para inserirem atividades mais dinâmicas e eficientes às suas práticas pedagógicas. Percebe-se também que há a necessidade de que sejam criadas e colocadas em prática atividades voltadas para a comunicação, possibilitando o acesso e a produção de produtos midiáticos por meio do uso das TIC nas aulas de LI, levando em consideração a realidade dos estudantes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43171 |
Aparece en las colecciones: | (CAA-ND): TCC - Comunicação Social |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cecilia Maria Santos Silva - Monografia.pdf | 493,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons