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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43171

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Ana Cristina Barbosa da-
dc.contributor.authorSILVA, Cecilia Maria Santos-
dc.date.accessioned2022-03-04T18:15:46Z-
dc.date.available2022-03-04T18:15:46Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.date.submitted2022-03-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43171-
dc.description.abstractEste trabalho objetivou investigar a prática pedagógica de professores de Língua Inglesa (LI) do Ensino Médio de escolas privadas de Belo Jardim e de Caruaru, em relação ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A escolha desse tema se deu devido à convivência com o processo de ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LE), aliada ao interesse pela inserção das novas TIC nas práticas pedagógicas dos professores. Foram também levados em conta os possíveis desdobramentos comunicacionais entre estudantes, professores e sociedade, a partir da inserção das TIC nas aulas de inglês. A utilização das TIC pelos docentes de LI, com viés comunicativo, traz à tona o desenvolvimento de atividades pelos professores com seus alunos em uma perspectiva da Educomunicação: através de uma prática que utiliza as TIC para promover a comunicação dentro e fora da sala de aula. Kenski (2003), Júnior e Costa (2012) e Morán (2015) veem as tecnologias como alternativas para a prática pedagógica dos professores, uma vez que podem dinamizar e promover um processo de ensino eficiente e a comunicação no ambiente escolar. Silva e Branco (2015) demonstram que a LE também tem o papel fundamental de preparar o aluno para o mundo globalizado e torná-lo sensível e tolerante à cultura dos demais. A partir das ideias desses e outros autores, como Pereira (2011), Xavier (2002) e Mendes (2018), desenvolveu-se a fundamentação teórica, que abordou aspectos relativos à aplicação das TIC em sala de aula, às TIC e a Comunicação, ao letramento digital na prática pedagógica do professor de LI e à Educomunicação, esta através do uso das TIC nas aulas, além de ter sido traçado um breve panorama sobre o ensino de LI no Brasil. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, sendo os dados obtidos mediante entrevistas com três professores de três diferentes escolas privadas de Belo Jardim e de Caruaru. Houve ainda a análise documental contemplando os planos de ensino dos docentes, bem como a aplicação de um questionário a cinco estudantes do primeiro professor, três da segunda professora e três da terceira. Com as análises dos dados, foi constatado que os docentes utilizam as TIC, majoritariamente, para expor os conteúdos através de slides, apesar de realizarem algumas atividades que proporcionam dinamicidade e participação, aspectos também mencionados pelos estudantes ao avaliarem as diferenças entre as aulas ministradas com e sem o auxílio das TIC. Também foi observado que dois professores têm planos de ensino próprios, enquanto uma docente utiliza as recomendações do livro didático. Por fim, concluiu-se que, dentro do espaço de tempo que cabe aos professores, com os recursos disponíveis e dentro dos limites de seus conhecimentos a respeito das TIC, esforçam-se para inserirem atividades mais dinâmicas e eficientes às suas práticas pedagógicas. Percebe-se também que há a necessidade de que sejam criadas e colocadas em prática atividades voltadas para a comunicação, possibilitando o acesso e a produção de produtos midiáticos por meio do uso das TIC nas aulas de LI, levando em consideração a realidade dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent87p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.titleA utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pelos professores de Língua Inglesa do Ensino Médio de escolas privadas de Belo Jardim e de Caruaru.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2790603219671193pt_BR
dc.description.abstractxThe objective hereof was to investigate the pedagogic practice of High-School English Language (EL) teachers of Belo Jardim’s and Caruaru’s private schools, regarding the use of Information and Communication Technologies (ICT). This study object was chosen due to my experience with the Foreign Language (FL) teaching-learning process, both as EL student and tutor, combined with my interest in the insertion of new ICT in the pedagogic practices of the teachers of this field. Possible communicational unfolding between students, teachers, and the society, based on the ICT insertion in the English classes, was also taken into consideration. The use of ICTs by the EL faculty members, with communicational bias, makes teachers develop activities with their students in a Teaching-communication perspective: through a practice that employs ICTs to promote communication both inside and outside the classroom. Authors like Kenski (2003), Júnior and Costa (2012), and Morán (2015) see these technologies as a alternative to the teachers’ pedagogic practice, since they can also expedite and promote an efficient teaching process and the communication in the school environment. Silva and Branco (2015) showed that the EL also has an essential role in preparing the students to the globalized world and to make them sensible and tolerant towards the culture of others. Based on the ideas of these and other authors, like Pereira (2011), Xavier (2002), and Mendes (2018), the theoretical basis was developed. It approached features related to the application of ICTs in the classroom, to ICTs and Communication, to digital literacy in the pedagogic practice of EL teachers, and to Teaching-communication, this through the use of ICTs in classes, in addition to giving an idea of EL teaching in Brazil. This research was made with a qualitative approach, as the data were obtained from interviews with three teachers of three different private schools of Belo Jardim and Caruaru. A document analysis was also made, encompassing the teachers’ teaching plan, and the application of a questionnaire to five students of the first teacher, three of the second, and three of the third. Based on the data analyses, it was possible to establish that the teachers use ICTs mostly to expose the contents through slides, although some activities could provide some interaction and participation, features also mentioned by the students while evaluating the differences between the classes taught with and without the assistance of ICTs. It was also possible to notice that two teachers have their own teaching plans, as one teacher uses the textbook’s recommendations. Finally, it was possible to conclude, within the timeframe granted to the teachers, with the available resources, and within the limits of their knowledge regarding ICTs, that they make efforts to add more dynamic and efficient activities in their pedagogic practices. It is also possible to notice that communication-oriented activities should be created and practiced, allowing the production of media products through the use of ICTs in EL classes, taking the students’ reality into consideration.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

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