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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43170

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRANCO, Maria Joselma do Nascimento-
dc.contributor.authorMAYRINCK, Maria Vitória Gois-
dc.date.accessioned2022-03-04T18:01:27Z-
dc.date.available2022-03-04T18:01:27Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.date.submitted2022-03-04-
dc.identifier.citationMAYRINCK, Maria Vitória Gois. As contribuições do PIBID para Formação Inicial de professores: o que dizem as egressas do curso de Pedagogia UFPE/CAA? 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43170-
dc.description.abstractEsta pesquisa trata das contribuições do Programa de Iniciação à docência (PIBID) enquanto articulação Universidade-escola na Formação Inicial de Professores. O trabalho se realiza no período de março a dezembro de 2021 e tem como objeto de estudo: as práticas desenvolvidas no Pibid nas trajetórias de seus egressos do curso de Pedagogia. Orientamos nosso olhar na perspectiva do PIBID enquanto promotor de um repertório de habilidades e conhecimentos na profissão docente. Temos como objetivo geral: analisar de que maneira os/as pibidianos/as egressos de Pedagogia, que estão em atuação na docência, verificam o papel das práticas desenvolvidas no Pibid em seus trajetos de formação inicial. E de maneira mais específica buscamos: averiguar como se dá a articulação entre teoria e prática, necessárias a formação de professores, a partir dos trajetos de formação inicial; identificar se as práticas desenvolvidas no Pibid colaboram e/ou fornecem experiências para elevar a qualificação da formação inicial de professores; analisar a contribuição do Pibid para o desenvolvimento profissional docente. Para discutir o Desenvolvimento Profissional Docente, Articulação teoria-prática e Formação Inicial, respectivamente dialogamos com Marcelo García (1999), Imbernón (2002), Vaillant e García (2012), Zeichner (1997) Tardif (2010) Pimenta (1999); Lucena e Pimenta (2006), Sabino (2013), Nóvoa (2009). Nos pautamos na abordagem qualitativa (ANDRÉ, 1995), como procedimento metodológico para a coleta de dados a análise documental (LUDKE, ANDRÉ, 1986) e o questionário. O procedimento de análise pautou-se na Análise de Conteúdo (MORAES, 1999). As participantes da pesquisa são cinco pibidianas egressas da Pedagogia que estão em atuação na docência. Os resultados apontam que o Programa de Iniciação à docência se manifesta enquanto propiciador de conhecimentos teórico-práticos, que qualificam o profissional da Pedagogia através dos saberes e fazeres experienciados no mesmo. Por fim, constata-se que as egressas se utilizam de experiências e aprendizados compartilhados no Programa para sua atuação docente, em um processo de desenvolvimento profissional contínuo.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPibid na Pedagogiapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectFormação Inicialpt_BR
dc.subjectArticulação teoria-práticapt_BR
dc.titleAs contribuições do PIBID para formação inicial de professores: o que dizem as egressas do curso de Pedagogia UFPE/CAA?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7354094251699882pt_BR
dc.description.abstractxThis research deals with the contributions of the Teaching Initiation Program (PIBID) as a University-school articulation in Initial Teacher Education. The work takes place from March to December 2021 and has as its object of study: the practices developed in Pibid in the trajectories of its graduates from the Pedagogy course. We orient our gaze from the perspective of PIBID as a promoter of a repertoire of skills and knowledge in the teaching profession. Our general objective is to analyze the way in which Pibidians / graduates of Pedagogy, who are working in teaching, verify the role of practices developed in Pibid in their initial training paths. And in a more specific way, we seek: to find out how the articulation between theory and practice takes place, which is necessary for the formation of teachers, from the paths of initial formation; identify if the practices developed in Pibid collaborate and/or provide experiences to raise the qualification of initial teacher education; analysis of the contribution of Pibid to professional teacher development. To discuss Teacher Professional Development, Theory-Practice Articulation and Initial Training, respectively, we dialogue with Marcelo García (1999), Imbernón (2002), Vaillant and García (2012), Zeichner (1997) Tardif (2010) Pimenta (1999); Lucena and Pimenta (2006), Sabino (2013), Nóvoa (2009). We use a qualitative approach (ANDRÉ, 1995), as a methodological procedure for data collection and document analysis (LUDKE, ANDRÉ, 1986) and the questionnaire. The analysis procedure was based on Content Analysis (MORAES, 1999). As research participants, there are five Pedagogy graduates who are active in teaching. The results show that the Teaching Initiation Program manifests itself as a provider of theoretical and practical knowledge, which qualify the professional of Pedagogy through the knowledge and practices experienced in it. Finally, it appears that the graduates use experiences and learning shared in the Program for their teaching activities, in a process of continuous professional development.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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