Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43160

Share on

Title: Design social e materiais: um estudo preliminar sobre a qualidade acústica percebida dos materiais cerâmicos em moradias populares na cidade de Caruaru-PE.
Authors: SANTOS, Suzany Rodrigues
Keywords: Moradia popular; Materiais; Design social; Qualidade percebida
Issue Date: 15-Dec-2021
Citation: SANTOS, Suzany Rodrigues. DESIGN SOCIAL E MATERIAIS: um estudo preliminar sobre a qualidade acústica percebida dos materiais cerâmicos em moradias populares na cidade de Caruaru-PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Os programas de moradias populares são uma resposta do governo federal brasileiro a partir do Programa Nacional de Moradia Popular, em especial o Casa Verde e Amarela, à necessidade emergente da população de baixa renda de acesso à moradia digna. Na cidade de Caruaru, em Pernambuco, desde 2009 há um grande investimento em empreendimentos particulares que atendam a tais demandas e que tem uma alta adesão dos cidadãos. Porém é importante refletir que uma inadequada seleção dos materiais para construção de tais residências no nordeste brasileiro pode provocar constrangimentos fisiológicos e sociais quando não são considerados os aspectos acústicos desses produtos (casas) durante o seu uso ao longo dos anos. Nesse contexto, surge a necessidade de investigar a satisfação dos usuários que aderem a esses loteamentos residenciais, produtos de um projeto político que objetiva moradia digna aos brasileiros. O objetivo central deste trabalho é analisar a qualidade acústica percebida das moradias populares a partir dos aspectos técnicos e subjetivos do material cerâmico pelos projetistas dos loteamentos tipo casa da Cidade de Caruaru - PE. O método de pesquisa foi desenhado em quatro etapas: breve revisão da literatura sobre materiais cerâmicos em moradias e a relação com a percepção do som/ruído; mapeamento e análise dos dados de mercado dos cinco residenciais de moradias populares (tipo casa) da cidade de Caruaru-PE; visita técnica guiada ao maior e mais populoso residencial de habitação popular da cidade, e por fim entrevistas semiestruturadas com profissionais responsáveis pelos projetos ou gerenciamento dessas casas. Como resultado dessa investigação foram apontados dois aspectos que os profissionais têm como base da qualidade acústica percebida entregue aos usuários. O feedback dos clientes não aponta problemas e desconfortos acústicos graves relacionados diretamente com os materiais utilizados, e a localização periférica dos residenciais acaba contribuindo para a baixa necessidade de um tratamento acústico específico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43160
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Suzany Rodrigues Santos.pdf3,74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons