Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43096

Share on

Title: Aplicação heurística do vestuário infantil produzido no APL de confecções do Agreste de Pernambuco com base na NBR 16365:2015.
Authors: SILVA, Rosileide Maria da
Keywords: Design; Roupas infantis - Medidas de segurança; NBR 16365; Ergonomia - Vestuário - Crianças; Heurística
Issue Date: 5-Jul-2019
Citation: SILVA, Rosileide Maria da. Aplicação heurística do vestuário infantil produzido no APL de confecções do Agreste de Pernambuco com base na NBR 16365:2015. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Diante do notório crescimento que o segmento infantil vem apresentando ao longo dos anos para o mercado de moda, evidencia-se um amplo volume de vendas, levando o presente trabalho a analisar se o vestuário infantil produzido por empresas do município de Caruaru-PE implementa a normativa em seus meios de fabricação, especificamente para roupas destinadas às crianças de 0 a 2 anos. A presente dissertação, assim, objetiva apresentar a NBR 16365:2015, quanto à segurança de roupas infantis, especificamente sobre cordões fixos e cordões ajustáveis, bem como aviamentos em geral (riscos físicos). Considerou a seriedade em conscientizar os profissionais e empresas acerca da importância em empregar conhecimentos característicos da ergonomia para o desenvolvimento de um vestuário que proporcione valores de segurança, cuidado e conforto, contribuindo para a prevenção de acidentes. A metodologia aplicada à pesquisa partiu do método observacional, realizado em uma empresa de confecção do vestuário infantil, ainda no período de estágio no curso de Design, da Universidade Federal de Pernambuco, por meio do qual se analisou os processos de desenvolvimento de produtos. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, para apurar a abordagem ergonômica, o segmento de moda no mercado infantil, a vulnerabilidade da segurança no vestuário infantil. A pesquisa é de caráter qualitativa, exploratória e descritiva. Os dados empíricos foram obtidos por meio de uma avaliação heurística, com base na NBR 16365:2015, aplicada por especialistas em três roupas confeccionadas por empresas distintas. A partir dos resultados encontrados, as roupas produzidas no município enfatizado apresentaram um número superior de não conformidade com a normatização, o que torna a roupa menos segura e mais vulnerável à ocorrência de acidentes, envolvendo as crianças usuárias dos produtos. Ressalta-se a importância de uma reformulação na NBR 16365:2015, a fim de torná-la lei, passando a sua implantação obrigatória por parte das empresas confeccionistas desse segmento que, por sua vez, apresentem produtos mais seguros. Logo, o presente estudo servirá de base para que pesquisas futuras sejam realizadas com o intuito de propor melhorias para a própria NBR 16365:2015, pois uma reestruturação em sua apresentação e escrita tornariam a Norma de fácil compreensão e, consequentemente, facilitariam sua implantação, incluindo uma normativa para informações adicionais na etiqueta quanto à aplicação de aviamentos e componentes químicos utilizados na roupa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43096
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Rosileide Maria da.pdf3,49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons