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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43041

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Title: “Viva a Resenha” do São João de Caruaru: uma análise de caso da Pitú no maior e melhor São João do mundo.
Authors: MENDES, Felipe Barros da Silva
Keywords: Marketing; Publicidade; Patrocínio corporativo; Festas folclóricas; Engarrafamento Pitú LTDA
Issue Date: 17-Aug-2021
Citation: MENDES, Felipe Barros da Silva. “Viva a Resenha” do São João de Caruaru: uma análise de caso da Pitú no maior e melhor São João do mundo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Este trabalho propõe uma análise de uma ação publicitária da marca pernambucana de aguardente Pitú realizada no São João de Caruaru do ano de 2017. Mas, para se chegar de fato à análise de caso proposto, foi traçado todo um percurso teórico: de início foram explorados os principais conceitos formulados sobre festas, com autores como Rita Amaral e Bakhtin, assim como uma fundamentação histórica de como as festas se desenvolveram no Brasil até os dias de hoje. Com esses conceitos e fatos expostos, foi apresentada a forma como o processo de espetacularização das festas populares brasileiras ocorreu e como foram suas mudanças com a entrada do capitalismo e da mercantilização de produtos, essas explanações tiveram um foco especial nos festejos juninos, por isso que nesta parte foi apresentada também a história do São João de Caruaru e como ela, em forma de festa popular, se apropriou de elementos de espetacularização para a sua realização. Na sequência, dissertou-se ainda sobre o modo como as marcas atuam em eventos populares espetacularizados por meio do patrocínio, usando essa prática publicitária como forma de comunicação e marketing para elas; isso serviu como nicho para introduzir a análise sobre a ação da Pitú no São João de Caruaru de 2017. Essas análises foram feitas de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo, que, no estudo em questão, se baseou nos conceitos de branding de uma marca (identidade, persona, valor, posicionamento etc.) como categorias analíticas, e da técnica de Análise da Imagem Publicitária. Com isso, o trabalho chegou ao seu intento: descrever e analisar o modo como a Pitú, do ponto de vista comunicacional, se apresentou como marca no São João de Caruaru de 2017.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43041
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

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