Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42979

Compartilhe esta página

Título: As dificuldades do ensino de história nos anos iniciais : uma análise a partir dos olhares dos professores de uma escola municipal em Santa Cruz do Capibaribe – PE.
Autor(es): SILVA, Paulo Eduardo do Nascimento
Palavras-chave: Ensino de história; Anos iniciais; Dificuldades
Data do documento: 21-Dez-2021
Citação: SILVA, Paulo Eduardo do Nascimento. As dificuldades do ensino de história nos anos iniciais: uma análise a partir dos olhares dos professores de uma escola municipal em Santa Cruz do Capibaribe - PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O presente artigo apresenta uma discussão acerca das dificuldades existentes dentro do contexto do ensino de história nos anos iniciais. Ao longo do trabalho buscamos responder ao questionamento: Quais são as maiores dificuldades encontradas dentro do contexto do ensino de história nos anos iniciais? Como objetivo geral trazemos: Compreender as principais dificuldades dentro do contexto do ensino de história nos anos iniciais. Como objetivos específicos elencamos: Identificar no cotidiano da sala de aula situações que dificultam a aprendizagem dos conteúdos de história; Analisar como ocorre o diálogo entre os PCNs de História e a materialização dos planejamentos de aula e conhecer como ocorre a articulação entre os conteúdos programáticos de história e o desenvolvimento em sala de aula. Pesquisa de natureza qualitativa, trazendo uma discussão à luz dos parâmetros curriculares do Ensino de História e do levantamento de dados através de um questionário aplicado a professores de uma escola da Rede Municipal de Santa Cruz do Capibaribe - PE. Como resultados identificamos que muitas dificuldades podem aparecer para atrapalhar o processo formativo dos alunos, impactando as possibilidades de desenvolvimento, sendo, os escassos materiais pedagógicos, o tempo, a polidocência, poucas formações continuadas, entre outras situações, exemplos dessa condição, além dos Parâmetros Nacionais Curriculares (PCNs) através de Eixos Temáticos que propõem que os conteúdos possam ser trabalhados com mais consistência, mostrando conhecimento acerca do espaço/tempo do aluno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42979
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - Pedagogia - Paulo Eduardo do Nascimento Silva.pdf339,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons