Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42795

Share on

Title: Entre o vírus e o currículo: prática docente na escola do campo no município de Caruaru-PE
Authors: SILVA, Janekelle Cristina da
Keywords: Prática docente; Currículo; Pandemia; Educação do campo
Issue Date: 17-Dec-2021
Citation: SILVA, Janekelle Cristina da. Entre o vírus e o currículo: prática docente na escola do campo no município de Caruaru-PE
Abstract: Neste artigo tratamos da prática docente no contexto da educação do campo em tempos de pandemia. Tomamos por objetivo compreender a prática docente frente a organização curricular de uma escola do campo do município de Caruaru-PE, em tempos de pandemia. Neste sentido, tomamos como referência para tratar da Prática Docente Melo (2014) e Cruz (2007); para discutir a Educação do Campo Caldart (2004, 2011, 2012) e Arroyo, Caldart e Molina (2011); e para tratar sobre a pandemia da COVID-19 Kohan (2020) e Freitas e Pena (2020). Enquanto caminho metodológico adotam os a abordagem qualitativa (MINAYO, 2009) e como procedimento metodológico para a obtenção de dados, a entrevista. Os participantes foram duas professoras atuantes na Educação do Campo. Os achados da pesquisa revelam, que a prática docente na Educação do Campo no município de Caruaru no período de pandemia tem se orientado pelo currículo reestruturado pela SEDUC sem a participação dos professores, a qual priorizou os conteúdos das áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Evidenciou-se que a organização da prática docente parte de ações de resistência frente às investidas de projetos pedagógicos e avaliações externas que se acentuaram neste período. Desta forma, consideramos que a prática docente enquanto tradutora do currículo e inscrita num contexto de disputa, dispõe de possibilidades transformadoras na formação humana, contrária à perspectiva mercadológica e racional imprimida nas práticas escolares. Assim, a prática docente se configura como um lugar de complexidade, resistência e luta.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42795
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons