Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42757
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LAGE, Allene Carvalho | - |
dc.contributor.author | SILVA, Érica Monique | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-08T16:59:01Z | - |
dc.date.available | 2022-02-08T16:59:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Érica Monique. O (des)costurar da trajetória escolar de mulheres de Toritama: e no meio do caminho havia uma máquina. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42757 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo analisar os motivos que levaram as mulheres costureiras de Toritama a desistirem da escola, e qual o lugar da mulher nas relações de trabalho nas facções de jeans em Toritama. Sendo assim, este trabalho inseriu-se dentro da perspectiva da pesquisa exploratória e explicativa, tendo como técnica de coleta de dados a consulta bibliográfica com os(as) seguintes autores(as): Beauvoir (2019), Bittar e Bittar (2012), Fritsch (2016). Hirata (2007), Lindôso (2011), Louro (2014), Milanês (2020), Negreiros (2010), Nogueira (2013), Novo (2018), Santos (2008), Silva (2008), Rosemberg (1994). Este aporte teórico delimitou-se a problematizar os contextos históricos das famílias de costureiras de Toritama, a problemática da evasão escolar dessas mulheres e o lugar estabelecido para elas no ambiente das facções de confecções de jeans. Para além destes, realizou-se entrevista semiestruturada com as mulheres costureiras evadidas da escola e residentes na cidade de Toritama-PE, que possuem facções de confecção de jeans em seus domicílios. A pesquisa, revela então, que a economia da cidade de Toritama voltada para a confecção de roupas jeans, vem interferindo nos contextos sociais familiares, perpetuando cenários de vulnerabilidade social, uma vez que, este sistema produtivo sobrevive da captura de mão de obra barata e desregulamentação dos postos de emprego ofertados. O ofício da costura é majoritariamente composto por mulheres, que são responsáveis pelo trabalho produtivo além do trabalho reprodutivo, o que evidenciou uma questão de gênero existente nesses contextos, onde as mulheres costureiras estão ocupando postos precários de trabalhos, que são desvalorizados e desqualificados. Na mesma direção, o modelo produtivo da cidade influencia na evasão escolar dessas mulheres, que lamentam a frustação de não poderem ter conseguido prosseguir com os estudos, uma vez que, o trabalho como costureira exige tempo e dedicação, sendo realizado em longas horas de trabalho diário, iniciadas pela manhã e finalizadas muitas das vezes, apenas pela madrugada. Somado a este, essas mulheres ainda unificam o trabalho doméstico, que as sobrecarregam de forma extrema, retirando-lhes possibilidades e o direito de optar por um modo diferente de vida. | pt_BR |
dc.format.extent | 54p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Costura | pt_BR |
dc.subject | Confecções de jeans | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Trabalho domiciliar | pt_BR |
dc.subject | Lugar da mulher | pt_BR |
dc.title | O (des)costurar da trajetória escolar de mulheres de Toritama: e no meio do caminho havia uma máquina. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7615095799924731 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8659756009849404 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to analyze the reasons that led women dressmaker in Toritama to drop out of school, and what is the place of women in labor relations in the jeans factions in Toritama. Therefore, this work was inserted within the perspective of exploratory and explanatory research, having as a data collection technique the bibliographic consultation with the following authors: Beauvoir (2019), Bittar and Bittar (2012), Fritsch (2016). Hirata (2007), Lindôso (2011), Louro (2014), Milanese (2020), Negreiros (2010), Nogueira (2013), Novo (2018), Santos (2008), Silva (2008), Rosemberg (1994). This theoretical contribution was delimited to problematize the historical contexts of the families of dressmaker, the problem of these women's school evasion and the place established for them in the environment of the jeans making factions. In addition to these, a semi-structured interview was carried out with women Dressmaker who escaped from school and reside in the city of Toritama-PE, who have jeans making factions in their homes. The research then reveals that the economy of the city of Toritama, focused on the production of denim clothes, has been interfering in family social contexts, perpetuating social vulnerability scenarios, since this production system survives on the capture of cheap and deregulation of the jobs offered. The sewing trade is mostly composed of women, who are responsible for productive work in addition to reproductive work, which highlighted a gender issue existing in these contexts, where women dressmaker are occupying precarious jobs, which are devalued and disqualified. In the same direction, the city's productive model influences the school dropout rate of these women, who are frustrated for not being able to continue with their studies, since work as a dressmaker requires time and dedication, being carried out in long hours of work. daily, started in the morning and ended many times, only at dawn. Added to this, these women still unify the domestic work, which overloads them in an extreme way, taking away from them possibilities and the right to choose a different way of life. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2- TCC ÉRICA MONIQUE- AUTODEPÓSITO BIBLIOTECA.pdf | 602,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons