Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42614

Comparte esta pagina

Título : Design para acessibilidade e inclusão: a percepção de discentes com deficiência do CAA/UFPE sobre as barreiras comunicacionais e informacionais no ensino remoto emergencial.
Autor : CUNHA, Amanda Rodrigues da
Palabras clave : Design Universal; Tecnologia Assistiva; Acessibilidade; Ensino Remoto Emergencial
Fecha de publicación : 20-dic-2021
Citación : CUNHA, Amanda Rodrigues da. Design para acessibilidade e inclusão: a percepção de discentes com deficiência do CAA/UFPE sobre as barreiras comunicacionais e informacionais no ensino remoto emergencial. Trabalho de Conclusão de Curso de Design - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : A inclusão no ambiente de ensino superior tem apresentado um crescimento relevante anualmente, com foco principal no espaço físico das instituições de ensino, permitindo aos discentes com deficiência usufruir de um espaço igualitário com as mesmas oportunidades que os demais, em decorrência de vários fatores, entre eles os aspectos do Design Universal e da Tecnologia Assistiva. No entanto, com o advento da pandemia da Covid-19 e a paralisação das aulas presenciais, as universidades tiveram que se reinventar para reconstruir um novo planejamento acadêmico que atendesse as necessidades de inclusão dos discentes com deficiência para então, dar início ao retorno das atividades de forma online com o ensino remoto emergencial. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo identificar as principais barreiras comunicacionais e informacionais enfrentadas pelos discentes com deficiência do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE) no contexto de ensino remoto emergencial. Para isso, a pesquisa compreende 3 fases: de fundamentação teórica, abordando os temas centrais da pesquisa; de coleta de dados, que compreendeu a aplicação de questionário online; e análise de dados, que compreendeu a interpretação dos dados e a redação dos resultados. Como conclusão, obteve-se um panorama inicial com relação às suas percepções dos discentes com deficiência sobre as experiências vivenciadas durante o ensino remoto emergencial. Ainda, com base nos dados coletados e problemas identificados, propõem-se algumas intervenções que podem auxiliar na promoção de um ensino mais acessível e inclusivo para os discentes com deficiência do CAA/UFPE.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42614
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Trabalho de conclusão de curso - Amanda Rodrigues.pdf4,49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons