Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42039

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTELES, Rosinalda Aurora de Melo-
dc.contributor.authorARAUJO, José Robson de-
dc.date.accessioned2021-12-09T19:00:43Z-
dc.date.available2021-12-09T19:00:43Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.citationARAÚJO, José Robson de. Conversão entre os registros de representação gráfico e algébrico da função afim: análise a partir da interpretação global de propriedades figurais. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42039-
dc.description.abstractA presente pesquisa objetivou analisar a conversão entre os registros de representação gráfica e algébrica da função afim, realizada por estudantes do Ensino Médio, tendo por aporto teórico a Teoria dos Registros de Representação Semiótica desenvolvida pelo filósofo francês Raymond Duval. Para tanto foi elaborado um instrumento de coleta de dados composto por quatro questões, acompanhado por uma entrevista semiestruturada. As duas primeiras questões trataram do reconhecimento da representação da função afim em seu registro algébrico a partir do seu registro gráfico e vice-versa. As duas últimas solicitaram a conversão entre os registros gráficos e algébricos do objeto matemático em estudo. A aplicação desse instrumento e da entrevista foi realizada em duas escolas públicas estaduais de Garanhuns/PE. As análises foram realizadas tendo como aporte metodológico a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Constatou-se a abordagem ponto a ponto com tratamentos na expressão algébrica e a abordagem ponto a ponto apoiada no registro tabular e tratamento na expressão algébrica como principais estratégias utilizadas por alguns estudantes ao realizarem o processo de conversão. Como também o estabelecimento de uma correspondência direta, e equivocada, entre as intersecções do traçado do registro gráfico e as unidades simbólicas do registro algébrico por parte da maioria dos estudantes ao reconhecerem as funções afim representadas em seus registros gráfico e algébrico. As análises também apontam carência da abordagem de interpretação global das propriedades figurais para uma leitura e interpretação corretas das representações, por parte dos estudantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleConversão entre os registros de representação gráfico e algébrico da função afim : análise a partir da interpretação global de propriedades figuraispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5353901190533610pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8888500885370084pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe present research aimed to analyze the conversion between the registers of graphic and algebraic representation of the affine function performed by high school students, having as theoretical contribution the Theory of Registers of Semiotic Representation developed by the French philosopher Raymond Duval. For this purpose, we developed a data collection instrument consisting of four questions, accompanied by a semi-structured interview. The first two questions dealt with the recognition of the representation of the affine function in its algebraic register from its graphic register and vice-versa. The last two requested the conversion between the graphic and algebraic registers of the mathematical object under study. The application of this instrument and the interview was carried out in two state public schools in Garanhuns/PE. The analyzes were carried out having as methodological support the Content Analysis of Bardin (2016). We found the peer-to-peer approach with treatments in algebraic expression and the peer-to-peer approach supported by tabular recording and treatment in algebraic expression as the main strategies used by some students when carrying out the conversion process. It was also verified the establishment of a direct and mistaken correspondence between the intersections of the graphic record tracing and the symbolic units of the algebraic record by most students when recognizing the affine functions represented in their graphic and algebraic records. The analyzes also point out that there is a lack of an approach to global interpretation of figural properties for a correct reading and interpretation of representations by students.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Robson Araujo.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons