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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41703

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dc.contributor.advisorFERREIRA, Veronica Gitirana Gomes-
dc.contributor.authorLIMA, Joélia Santos de-
dc.date.accessioned2021-11-18T18:28:09Z-
dc.date.available2021-11-18T18:28:09Z-
dc.date.issued2021-06-14-
dc.identifier.citationLIMA, Joélia Santos de. FrameAGAP um dispositivo para o acompanhamento da aprendizagem: um estudo em sala de aula invertida sobre cônicas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41703-
dc.descriptionFERREIRA, Veronica Gitirana Gomes, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: GITIRANA, Veronicapt_BR
dc.description.abstractA personalização do ensino, na Sala de Aula Invertida, tem apresentado bons resultados para o Ensino Superior de Matemática, porém apresenta estratégias de pouca escalabilidade. É nesse contexto que o GERE - Grupo de Estudos sobre Recursos para a Educação vem desenvolvendo um Framework para suporte ao professor no ensino personalizado. Esta pesquisa integra tal projeto e tem como objetivo construir e validar um framework (FrameAGAP) para o acompanhamento da aprendizagem personalizada de estudantes em um contexto da sala de aula invertida sobre o conteúdo de cônicas. A Teoria dos Campos Conceituais embasou a estruturação do conhecimento no FrameAGAP, a análise dos materiais e das situações e a comparação deles. Posteriormente, mapeamos as habilidades, significados e representações das situações sobre cônicas e variáveis que implicassem em maior maturidade para resolução da situação. Todo o material foi implementado em um banco de dados. Para testar o FrameAGAP, acompanhamos três licenciandos de matemática, no tópico de cônicas de Geometria Analítica. A cada atividade da disciplina, os protocolos desses estudantes eram analisados com o FrameAGAP para identificação de materiais para suprir dificuldades e novas situações para testagem ou aprofundamentos. Os estudantes conseguiram superar diferentes tipos de erros que apresentaram. O FrameAGAP permitiu-nos acompanhar os conhecimentos e dificuldades dos estudantes, auxiliando-nos como professor na identificação, escolha e desenvolvimento de materiais e situações adequados para a personalização da aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectMetodologias de Ensinopt_BR
dc.subjectMatemática – Geometria Analíticapt_BR
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleFrameAGAP um dispositivo para o acompanhamento da aprendizagem : um estudo em sala de aula invertida sobre cônicaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3442399251457088pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4727708481050412pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe personalization of teaching, in the Inverted Classroom, has shown good results for University education in Mathematics, but it has low scalability strategies. It is in this context that the GERE - Study Group on Resources for Education (acronym for Grupo de Estudos sobre Recursos para a Educação) has been developing a Framework to support teachers in personalized teaching. This research is part of this project and aims to build and validate a framework (FrameAGAP) for monitoring personalized student learning in an inverted classroom context on the content of conics. The Conceptual Fields Theory was the basis for the structuring of knowledge in FrameAGAP, the analysis of materials and situations and their comparison. Subsequently, we mapped the skills, meanings and representations of situations on conics and variables that implied greater maturity in resolving the situation. All material was implemented in a database. To test FrameAGAP, we followed three math undergraduates on the topic of Analytical Geometry conics. At each activity of the discipline, the protocols of these students were analyzed with FrameAGAP to identify materials to meet difficulties and new situations for testing or deepening. Students were able to overcome different types of errors they presented. FrameAGAP allowed us to monitor the knowledge and difficulties of students, helping us as a teacher in identifying, choosing and developing materials and situations suitable for personalizing learning.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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