Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41268

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROS, Ana Maria de-
dc.contributor.authorSILVA, Mirella Sabrina Martins da-
dc.date.accessioned2021-10-05T18:10:43Z-
dc.date.available2021-10-05T18:10:43Z-
dc.date.issued2016-07-20-
dc.date.submitted2021-10-05-
dc.identifier.citationSILVA, Mirella Sabrina Martins da. Educação em direitos humanos: um caminho para ressocialização. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41268-
dc.description.abstractEste trabalho analisa a perspectiva de Direitos Humanos no processo de ressocialização aos sujeitos privados de liberdade, adota como campo de pesquisa o Presídio de Santa Cruz do Capibaribe – PSCC situado no Estado de Pernambuco. Esta investigação se identifica no processo de ressocialização a educação voltada para os Direitos Humanos através da prática educativa nesse sistema prisional. Quanto à discussão teórica empreendida neste trabalho, problematizamos algumas reflexões sobre o sistema prisional, discutimos sobre a perspectiva Freiriana, a educação como processo de conscientização e nos detivemos a decorrer sobre Os Direitos Humanos e a Educação em Direitos Humanos. Na metodologia utilizamos a pesquisa de campo, envolvendo dados qualitativos. Utilizamos como instrumentos da coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a observação, entrevistas semiestruturadas com professores e coordenador e o diário de campo. Para a análise de dados utilizamos a técnica da análise de conteúdos. Nossos resultados com os estudos nos levaram a compreender que a Educação voltada para a promoção dos Direitos Humanos na PSCC contribui efetivamente para o processo de ressocialização dos sujeitos privados de liberdade, entretanto, a educação em prisões sofre necessidades emergenciais de reparo nas metodologias, no currículo, na valorização dos profissionais envolvidos, na oferta de material pedagógico elementos que são decisivos para o processo de ressocialização. A educação prisional precisa repensar sua dinâmica pedagógica e organizacional e está voltada para a promoção dos direitos humanos e valorização da dignidade do ser.pt_BR
dc.format.extent68p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectPrisõespt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.titleEducação em direitos humanos: um caminho para ressocialização.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2742753Z4&tokenCaptchar=03AGdBq276eProbsnMLZpgZWLxlNEKGxcPaX-Cu9qokK6NUmszrKKJ3CS35NYRkTCbhnL0dQxlDgh1E7P8jbGNGunigYvNhPoJ6R0faEfSjHC9C32CRpsGyX9AWTTeleSAfx5fL07REZgf-6WNSOzL6SU5qTCxSlC0ddsvzD0GCW-AnU_aUj4a2iVXO8JOA5-tEWdPZI70r1GdRl2eRU0qv20GhLCLbnMLU47yvpBWD4LpExgwK4kX_hAdpRTR2I8KVooU78zzEdbntvVuefA1SsqFkgn5dz2hFC9XmyDXBne_3NSF36JuOtayBSiQC8jIxOJEHYA5Y93JeqHXaF6S9zRd46hXkMWwmUIUidVCrCshr4idzvBoVzleye9m3NUPsym7jfTZmdlvvK0_kA-0lLRChVBExpgKtJqVS8QF41sCq6EFd7CxeE-2sV2-LGMPM2fXd11fMCRKuo0MmcZrtX-kJ-Kgwk9dlgpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794492P3&tokenCaptchar=03AGdBq27HuZvtbLTrANXseAxy2-a_ZviScnGiH3-PSYkPH7chQt0GEC3ZpyOYWCqGgiNzPCPOZMgPuGWrV0ipjRxYHSIX9KTNndfs2o1FaeCZFPFtCgKpHU0-vKTajDgO5PnH9NQvXC4s_gr4srV7YSOhz6x77H_vGTFF6EIGFQ-DIqlVvfxhCxJTsQNtxfYDW7VmpMTtqJmdLeTF60iF3oDrBe4PZ6onIJcsxbNEKymFNV7LCous1akZ2EDzIN7M3qj-0OIgqfE56qRb3J8N1XwPNFlawUxyntsEbn5M8qwaSgygfJTOeoqxd02kil8H4wmJgMs9Sb-tiy_z2u0oJxJ-X7EuomZYQSt6u5cbIXgf7mLixXysioy4fkegHeOCm3xUumSFy1vKmZk8umvXWjNU9WX6AuMFNcrHtDQl0Yl_fkc9y9WtW0SUiIp7ddcDt3O-4FL1cgdpQTqAYkkfMtDj2zS-54m7mgpt_BR
dc.description.abstractxThis paper analyzes the perspective of human rights in the process of rehabilitation to the deprived of liberty subject, adopted as a research field the Presidio of Santa Cruz do Capibaribe - PSCC located in the State of Pernambuco. This research identifies the resocialization process of education aimed at human rights through educational practice in prisons. As for the theoretical discussion undertaken in this work, we question some reflections on the prison system, discussed the Freirian perspective, education and awareness process and we stopped running on Human Rights and Human Rights Education. The methodology used field research involving qualitative data. We used as instruments of data collection bibliographical research, observation, semi-structured interviews with teachers and coordinator and the field diary. For data analysis we used the technique of content analysis. Our results with the studies led us to understand that targeted education for the promotion of human rights in PSCC effectively contributes to the rehabilitation process of persons deprived of liberty subject, however, education in prisons suffer emergency needs repair methodologies, curriculum in appreciation of the professionals involved in the provision of educational material elements that are critical to the rehabilitation process. The prison education needs to rethink its educational and organizational dynamics and is focused on the promotion of human rights and promote the dignity of being.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Mirella Sabrina Martins da.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons