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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLAGE, Allene Carvalho-
dc.contributor.authorSILVA, Lucielma Josefa da-
dc.date.accessioned2021-10-01T19:52:36Z-
dc.date.available2021-10-01T19:52:36Z-
dc.date.issued2016-07-19-
dc.date.submitted2021-10-01-
dc.identifier.citationSILVA, Lucielma Josefa da. Educação e relações étnico-raciais: possibilidades na formação de estudantes do curso de pedagogia. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41258-
dc.description.abstractO presente trabalho visa compreender como o Centro Acadêmico do Agreste inclui o debate sobre Educação e Relações Étnico-raciais na formação dos estudantes do Curso de Pedagogia, assim como, identificar as principais contribuições que os projetos de extensão abordam sobre essa questão, levantar os projetos de iniciação científica que trazem alguma discussão sobre o tema e mapear os componentes curriculares que discutem a questão da Educação e Relações Étnico-raciais, e a frequência com que são ofertados no Curso. Para a coleta de dados utilizamos como instrumento a documentação e para a análise nos apoiamos no método do caso alargado. O estudo foi realizado na Universidade Federal de Pernambuco (CAA), pelo fato da mesma incluir no Curso de Pedagogia, Projetos de extensão e PIBIC, assim como contemplar, na grade curricular, disciplinas obrigatórias e optativas que abordam a questão da diversidade racial. Como resultados, obtivemos um projeto de extensão universitária que aborda a temática, permitindo, desta forma, ao integrante do projeto, construir seu conhecimento a partir da pesquisa. Entre os PIBIC’s encontrados, que abordam a questão da diversidade racial, os estudantes não só estão aprendendo sobre o tema como também produzem pesquisas relacionadas a ele. Com relação as disciplinas que abordam a temática, percebe-se que os estudantes adquirem uma bagagem teórica consistente sobre o tema. Portanto, o trato com questões raciais possibilita que possamos sair do Curso aptos a realizar um trabalho de valorização e respeito à diversidade.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRelações étnicaspt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.titleEducação e relações étnico-raciais: possibilidades na formação de estudantes do curso de pedagogia.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8703171Y7&tokenCaptchar=03AGdBq25KIObv6xnvJ0wogkEZUK7O3rNARocjc72LG4cseUTiSHoz8NRtBFPVUNct5EKlKan6kAxPnCwrSwrPnf3FIXk70jgpsQmKE32_7W3R3KlKTzCTKj4M7LD0U3Z1rFjhseFeJQfjOBJ6I-w1RuQiA-9KSxqUgRS_vho8I1tffGs56pOYS6dvKnapN8ue1Ts9UOxOq8vZzwDA6kgusd6DEvJYOWLfX89PpqcztP08OZEl7Z9vf4ShyCK9H5bbhqufdckYEvXCaTB8GIw01rWtg1shs0jYsA_k40fkABzRsAEfDAQl3vi5_11J_oGaPAogH5gYZp0isJ-9a07UDZwzUooigUuvVX7gW9HnpQSwrQovzgWw70AmoF9k0sbxAIKO-UpWPPg7VmqKnzeOZ9zuXub8GoS6T0V_x9glwIEe8qXStWClxqwlY3oxHKMINfBLT2ko3u7nHGV8Zhy9cKR9G1r34D5mtwpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709306U7&tokenCaptchar=03AGdBq26zl8cvFCYUUmldZcXFskYhK0KbH3M_Lg821Gtm8KILm69AhWsHUvltqjrlP_6Ya_cYARBEaDOL26sYWDrEcQNacT6MDZJFvEt01OcVAPnPU90Ouhsc0J7wyYq_z8H1zRXvGSn4aZ0G4T2ych420yNS2HoYZsA9ANKL2Z30hRVkXPwL-jT1yCJxUqQPT8SgA7PFRdtdCSY-lAm631DVbJOPUaDwvJKFRwWV6QmiLKYSuBQ7GpJI_X8IL_xgtcQ2tInhPeKJ94woq5c5CqJJJV1F0npT0d_j0daa0O8q11E4jZXPqW5DoKjFdu71iRW7uEN6XecmxTuzEzFqgkfUBnbQNg2rcrLZIe6_l2oF7dkr8TieMgx2okB-nvpg7sbVC32gYRzG16F2Eb24eORQBn5BKdyXJSaw2jUXqv4Nd3EEKM9LoaWdcrHlWDSiAb_3Tt_GVw52vXA5J59A-Wwf0RNTZw-b8wpt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to understand how the Agreste Academic Center includes the discussion of Education and Ethnic-Racial Relations in the training of students in Pedagogy Course, and identify the main contributions that the extension projects approach on this issue, raise the projects of scientific initiation that bring some discussion on the subject and map the curricular components that discuss the issue of Education and Ethnic-Racial Relations, and how frequently that are offered in the course. To collect the data we use as instrument the documentation and for the analysis the Method of Enlarged Case. The study was made at the Federal University of Pernambuco (CAA), the fact that it include in Pedagogy Course, projects of extension and research, and behold, in the curriculum, required and elective subjects that address the issue of racial diversity. As results, we obtained a university extension project that addresses the issue, allowing their members to build your knowledge from research. Among the research projects found that address the issue of racial diversity, students are not only learning about the subject, but producing studies about it. Regarding the disciplines that address the issue, it’s clear that students acquire a solid theoretical base on the subject. Therefore, dealing with racial issues enables us to leave the University able to carry out appreciation of work and respect for diversity.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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