Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41230

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLAGE, Allene Carvalho-
dc.contributor.authorSOUZA, Jéssica Priscila Garcia de-
dc.date.accessioned2021-09-29T15:08:38Z-
dc.date.available2021-09-29T15:08:38Z-
dc.date.issued2017-02-07-
dc.date.submitted2021-09-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Jéssica Priscila Garcia de. As concepções sobre o feminismo de meninas do 3º ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual do município de Caruaru. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41230-
dc.description.abstractSabemos que é na adolescência que a sexualidade é geralmente desenvolvida, e que por isso, nessa fase as imposições da sociedade patriarcal têm um grande peso na vida das meninas adolescentes. Pensando nisto, esta pesquisa tem como objetivo geral conhecer que compreensões sobre feminismo as meninas constroem em suas trajetórias até o Ensino Médio. Como estratégia, adotou-se uma pesquisa qualitativa, em uma escola da rede pública estadual do município de Caruaru, Pernambuco. As estudantes do 3º ano do Ensino Médio, sujeitos da pesquisa, relataram suas concepções acerca do feminismo, da mulher e do mercado de trabalho e o papel da escola na discussão das relações de gênero. Através do Método do Caso Alargado, esta pesquisa analisou as percepções sobre a necessidade da discussão de relações de gênero e de feminismo nas escolas, promovendo a reflexão das/os estudantes e buscando romper com os estereótipos do que é ser homem e ser mulher entre as/os adolescentes. É possível perceber que as meninas adolescentes possuem conhecimento do feminismo e da importância da desconstrução das dicotomias homem/mulher, que colocam o homem em posição superior, tornando a mulher submissa. Dessa forma, essas adolescentes buscam problematizar o tema feminismo em sala de aula, buscando ferramentas para romper com essa condição da mulher para a efetivação de uma sociedade livre do machismo e do patriarcado.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.titleAs concepções sobre o feminismo de meninas do 3º ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual do município de Caruaru.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8443504Z5&tokenCaptchar=03AGdBq2769jJB9ZExxPDqE5EgT8NcPbLzXc31ryIVu_UzvnxGQMEVYzX49FoO3xLc_FRxKA_dJ22pk3K5y2whuv9vTUL5tNzQ6QQaABtUgCo2NMUkbQVZXkBgPTjSJh_xE3Pj-nqrADGOw9VwzEN_gLEj3l6X_g2zufGUCF5SJBEilXVPNsOpJsz36aDKAed9WWAm8UsqSqk3jNs-v9lgakzhVmbLOI1vm95AV-x5xZgoev5scf_kBLhPzg7edbqoD3atV2g2ohJ2Jx-j3k2Df3Dppln9ZXGPUUbZ8y9xWCfg8nTrSfa-PMJ51gLzAOWbGIVG6KOY-Bcms42cB6Nabsci2TUhfOwfSYEUOjCw7d4p9QAwHbIHJTEba9glSfGI8j4gIZ-2Ydr2lQUHt-FyzsQ35n8D1expJTYdaqwjlD4suWfjN3Klap8eXu38djyb0V6lTAHHvYAi6l4oQRpXd8pV9RvPyfN-hwpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709306U7&tokenCaptchar=03AGdBq27T9uBfDFWQAIkur46YDL-AJw_e6AFu_D_M8xH5eWygN0RD7DIfuei_7Om1scZ7Nvj8TsVZBxXfdEXa4_nBGbURBEjAboxCRH8V69nNVcpB8RzfgTHs1usBPBcmPr8_5D9nSfnYsx-MU5NstGipzUqBPrIsK-Jwl6iltJixI8T6BJR0u2KINcCD5VpuI7-MONWF2eSwsrO_e2lnxXXoYdWHZP-g2uZVDdpMFAQrHmYN_chsZmxbWaK-L1jKE9_HaDw1qadb7IGiRYJQcN9yC3_2B9bR1mh6SwuPn-nGJDhtd16Ti6tWaZKgr6A7O98nejLyNc8rDntrbp4_mmIVt57wkEW86Tpi4rJd9T32mDbe189bcppeeCO7cHq9BlENaRbFMuQU5zSRVvJ6m3aiZH1ABEEVYcoJgu7N6bla3OyXrW1ba8Bpo3jlimivHaJFJQAEjyB4htfTBrX2icJHjQav-CZhmApt_BR
dc.description.abstractxWe know that it is in adolescence that sexuality is usually developed, and that is why, at this stage, the impositions of patriarchal society play a heavy role in the lives of teenage girls. Analyzing this, this research has as general objective to know which understandings about feminism the girls construct in their trajectories as students until the High School. As a strategy, a qualitative research was adopted at a state public school in the city of Caruaru, Pernambuco. The students of the 3rd year of High School, protagonists of the research, reported their conceptions about feminism, women and the labor market and the role of the school in the discussion of gender relations. Through the Alargado Case Method, this research analyzed perceptions about the need to discuss gender relations and feminism in schools, promoting students' reflection and seeking to break with the stereotypes of what it is to be a man and to be a woman among the Adolescents. It is possible to see that teenage girls have a knowledge of feminism and the importance of the deconstruction of male / female dichotomies, which put men in a superior position, making the women submissive. Thus, these adolescents seek to problematize the theme of feminism in the classroom, looking for tools to break with this condition of women for the realization of a society free of chauvinism and patriarchy.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationPedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA, Jessica Priscila Garcia de.pdf607,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons