Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41187

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Eliana Célia Ismael da-
dc.contributor.authorSANTOS, Rita de Cássia de Almeida-
dc.date.accessioned2021-09-27T17:00:52Z-
dc.date.available2021-09-27T17:00:52Z-
dc.date.issued2017-01-26-
dc.date.submitted2021-09-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Rita de Cássia de Almeida. Gênero na educação infantil: um olhar para as brincadeiras no espaço escolar. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41187-
dc.description.abstractEste trabalho discute acerca de como estão sendo orientadas as questões de gênero nas brincadeiras infantis. Objetivando verificar o direcionamento das brincadeiras para meninos e meninas; conhecer como essas se relacionam na ausência da supervisão de adultos / professor (a) e identificar quais as concepções de gênero que emergem a partir das práticas desenvolvidas pelas docentes. A pesquisa se insere na Educação Infantil em 3 turmas com crianças de 4 a 6 anos e três professoras. Para tanto, embasamo-nos teoricamente em autores/as como Louro (1997), Vygotsky (2007), Wallon (2010) e Kishimoto (2010). No que diz respeito ao percurso metodológico, foram realizadas observações de toda a rotina das crianças e entrevistas semiestruturada com as professoras. Para tratar dos dados da pesquisa utilizamo-nos da análise do conteúdo, na perspectiva de Bardin (2006). Concluímos que embora as brincadeiras e atividades lúdicas marcassem a rotina das crianças, os direcionamentos desses momentos ainda deixam a desejar e o desconhecimento das ideias/discussões e conceitos que envolvem o termo gênero contribui para a omissão/silenciamento de uma prática docente que forme para as interações sociais mais igualitárias entre meninos e meninas. Não pretendemos aqui culpabilizar os/as educadores/as, pois são diversas lacunas que contribuem para que a discussão de gênero seja silenciada, favorecendo a reprodução de padrões normativos, sujeitando crianças a experiências conflituosas e desnecessárias.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação pré-escolarpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleGênero na educação infantil: um olhar para as brincadeiras no espaço escolar.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8476569H0&tokenCaptchar=03AGdBq26IyPeN5QfEToUX3wehzeaF3VT76u0qBoUOhBLVAHtdhwdJN7TAKH94Fwwp7fQvmp9PCblaRk3lOG_HuuR7lP6lSOg01Fd7u3XPa0FwtmUX1LQqkGWSqw2kNkB-AmUJVgA7sRXDy4SQ634zaIx8gsQ2zkW2HTavA1xfhnqyeMenlGypu9NRNTrKVuYEEMZKfAAQHYFFGdDkN5Tvv6GzitUA_8_v4XeBsAn6v0OxELzpEO74XJjDNaridSuCczkZvU6wp5GTaEktOlO-GQ_DzhthUBKy-8FEcpJwRMwfhXx-Eu688hb22Oixs4K6h4dCoxTvOZvo3CqzzQMnid4B574-yt0nTjCit9SofyvSDlW-NaBkJ4JTOrgNRzzf8_OHr763FnLToh4CW7UGEH9w8C7HdeRG2NkAzgiEsw3jYMyEqBJldZc31pxeKTBXcojRiO0KGdUF76zs1j0yG9aX0wNeDnKV7wpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797992Y9&tokenCaptchar=03AGdBq25fbNIRGrSQU3CGw-gTtH-m8gkcn3KgHDZac9Np69Dt0jkftX0BpiOHyvBNjDVT5jjmNa24CKC9ixjnW6Bqv7llTmR4cbxfF3vNad9B1cVjtUrawvWGAYnWcUCTTyrX5qGaCmAtaMORsIubttDZ6ONsOFJPcQE4s_xiK7LolNioKmAyQANcA9qQ1MDltEtoF5K8HoEF5xOppQ-qYRlLq4AVixefZqzc09Z5iMl5vWTKM4ps7-_mDnG2ZmXzkRLWWUHu1yb_qzc2XvfIN1a2jCdW1dAxRJFmzuJF9ekJle6FufOT2GjzVnXPeirqtT6D99nSkZac6U1p476Qo_M3G3PF5QkiLDdonp-IHXxLdmzJCcNvgcLz3zBDrrDhDx8WtK9svU6tvxOwjCATdCFZtnuGcbvjqD9cBdarLU3S_PGCPJe6hiOtkJkzX4fDTboWsvhHujbGOvChB7mMila5NMmiErgmLwpt_BR
dc.description.abstractxThis work discusses about how the gender issues are being addressed in the children’s games. Aiming to verify the directions of the games for boys and girls; to know how they relate in the absence of adult / teacher supervision and to identify which gender issues emerge from the practices developed by teachers. The research is inserted in early childhood education in 3 classes with children from 4 to 6 years old and three teachers. Therefore, we base ourselves theoretically in authors such as Louro (1997), Vygotsky (2007), Wallon (2010) and Kishimoto (2010). With regard to the methodological course, observations of the whole routine of children were made as well as semi-structured interviews with the teachers. To handle the data of the research we use content analysis, from the perspective of Bardin (2006). We concluded that although the games and playful activities mark the children’s routine, the directions of these moments still very mediocre and the ignorance of the ideas / discussions and concepts related to the term gender contribute to the omission / silencing of a teaching practice that forms the most egalitarian social interactions between boys and girls. We do not intend here to blame the teachers, because there are several gaps that contribute to the silence of the gender discussion, favoring the reproduction of normative standards, subjecting the child to conflictual and unnecessary experiences.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationPedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, Rita de Cássia de Almeida.pdf1,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons