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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41186
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Título: | Relações entre a formação inicial de professores do curso de Pedagogia CAA/UFPE e o exercício da docência no contexto da sala de aula: aproximações e distanciamentos. |
Autor(es): | SANTOS, Layanne de Souza |
Palavras-chave: | Professores - Formação; Prática de ensino; Estudantes de pedagogia |
Data do documento: | 7-Fev-2017 |
Citação: | SANTOS, Layanne de Souza. Relações entre a formação inicial de professores do curso de Pedagogia CAA/UFPE e o exercício da docência no contexto da sala de aula: aproximações e distanciamentos. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | O presente estudo discute a formação inicial de professores e a sua relação com o exercício da docência. Assim, busca compreender de que forma o curso de Pedagogia da UFPE-CAA, como formação inicial, contribui para a formação e atuação do professor no exercício da docência. Desta forma, trata, especificamente, das relações de aproximação e distanciamento entre a formação inicial e o exercício da docência no contexto da sala de aula dos estudantes que desenvolvem a docência e a formação inicial concomitantemente. O estudo tem como lócus de Pesquisa o Curso de Pedagogia da UFPE-CAA; e como sujeitos os estudantes que desenvolvem a docência concomitante à formação inicial. No intuito de compreender como se dão essas relações, apresentamos como objetivo da pesquisa: Compreender como o curso de Pedagogia, enquanto formação inicial contribui para o desenvolvimento da docência do (a) professor (a) em sala de aula. Como aporte teórico do nosso estudo, apresentamos os seguintes autores:Veiga (2002; 2008); Pimenta (2005;2006); Alves (1998); Lima (2008); Tardif (2001- 2008); Paulo Freire(1997). A metodologia do trabalho segue numa perspectiva qualitativa em Deslandes (1994), para a coleta de dados utilizou-se o questionário Severino (2007); a Análise de dados esta ancorada em Franco (2008). Inicialmente, o estudo nos traz como possíveis considerações sobre as relações apresentadas pelos sujeitos que envolvem as áreas de Formação Práticas Educativas e Gestão, assim como de alguns componentes curriculares. Já sobre os distanciamentos são apontados através do não aparecimento da área de formação Movimentos Sociais e de algumas temáticas elencadas pelos sujeitos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41186 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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