Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41175
Comparte esta pagina
Título : | Educação infantil e a infância no espaço-tempo de uma unidade do Proinfância: implementação e suas práticas. |
Autor : | ALMEIDA, Juliana Silva |
Palabras clave : | Educação infantil; Infância; Crianças; Proinfância |
Fecha de publicación : | 10-feb-2017 |
Citación : | ALMEIDA, Juliana Silva. Educação infantil e a infância no espaço-tempo de uma unidade do Proinfância: implementação e suas práticas. Caruaru: O Autor, 2017. |
Resumen : | O Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (proinfância), foi criado em 2007 objetivando a promoção de melhorias para o atendimento das crianças em creches e pré-escolas. Esse atendimento no nível da educação infantil foi garantido a partir da constituição federal de 1988 e desde então a legislação vem avançando, no que se refere a busca pela efetivação desse direito. Nesse contexto, o presente estudo desenvolvido no município de Caruaru – PE, buscou analisar como a Educação Infantil e a infância vem sendo pensada no espaço/tempo de uma Unidade do Proinfância a luz de autores como Ariés (2011), Kohan (2004), Larrosa (1999), Oliveira (2002), Faria (2007), entre outros, que nos ajudaram a pensar a respeito da infância e sua educação, além de pensar a relação que tem o espaço físico enquanto um elemento pedagógico. No que se refere ao percurso metodológico, foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas com coordenadoras municipais e com a gestora do CMEI. Em linhas gerais, compreendemos que o Proinfância apesar de se constituir como um grande avanço, principalmente se analisarmos historicamente, como a infância vem sendo pensada no âmbito político, concluímos que só a oferta do espaço não garante a efetivação de um atendimento de qualidade a infância e a criança, sendo necessárias iniciativas referentes, especialmente a formação e qualificação dos profissionais que atuam naquele espaço. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41175 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALMEIDA, Juliana Silva.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons