Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41175

Compartilhe esta página

Título: Educação infantil e a infância no espaço-tempo de uma unidade do Proinfância: implementação e suas práticas.
Autor(es): ALMEIDA, Juliana Silva
Palavras-chave: Educação infantil; Infância; Crianças; Proinfância
Data do documento: 10-Fev-2017
Citação: ALMEIDA, Juliana Silva. Educação infantil e a infância no espaço-tempo de uma unidade do Proinfância: implementação e suas práticas. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (proinfância), foi criado em 2007 objetivando a promoção de melhorias para o atendimento das crianças em creches e pré-escolas. Esse atendimento no nível da educação infantil foi garantido a partir da constituição federal de 1988 e desde então a legislação vem avançando, no que se refere a busca pela efetivação desse direito. Nesse contexto, o presente estudo desenvolvido no município de Caruaru – PE, buscou analisar como a Educação Infantil e a infância vem sendo pensada no espaço/tempo de uma Unidade do Proinfância a luz de autores como Ariés (2011), Kohan (2004), Larrosa (1999), Oliveira (2002), Faria (2007), entre outros, que nos ajudaram a pensar a respeito da infância e sua educação, além de pensar a relação que tem o espaço físico enquanto um elemento pedagógico. No que se refere ao percurso metodológico, foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas com coordenadoras municipais e com a gestora do CMEI. Em linhas gerais, compreendemos que o Proinfância apesar de se constituir como um grande avanço, principalmente se analisarmos historicamente, como a infância vem sendo pensada no âmbito político, concluímos que só a oferta do espaço não garante a efetivação de um atendimento de qualidade a infância e a criança, sendo necessárias iniciativas referentes, especialmente a formação e qualificação dos profissionais que atuam naquele espaço.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41175
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALMEIDA, Juliana Silva.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons