Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41175

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALLES, Conceição Gislane Nóbrega Lima de-
dc.contributor.authorALMEIDA, Juliana Silva-
dc.date.accessioned2021-09-21T18:17:52Z-
dc.date.available2021-09-21T18:17:52Z-
dc.date.issued2017-02-10-
dc.date.submitted2021-09-21-
dc.identifier.citationALMEIDA, Juliana Silva. Educação infantil e a infância no espaço-tempo de uma unidade do Proinfância: implementação e suas práticas. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41175-
dc.description.abstractO Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (proinfância), foi criado em 2007 objetivando a promoção de melhorias para o atendimento das crianças em creches e pré-escolas. Esse atendimento no nível da educação infantil foi garantido a partir da constituição federal de 1988 e desde então a legislação vem avançando, no que se refere a busca pela efetivação desse direito. Nesse contexto, o presente estudo desenvolvido no município de Caruaru – PE, buscou analisar como a Educação Infantil e a infância vem sendo pensada no espaço/tempo de uma Unidade do Proinfância a luz de autores como Ariés (2011), Kohan (2004), Larrosa (1999), Oliveira (2002), Faria (2007), entre outros, que nos ajudaram a pensar a respeito da infância e sua educação, além de pensar a relação que tem o espaço físico enquanto um elemento pedagógico. No que se refere ao percurso metodológico, foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas com coordenadoras municipais e com a gestora do CMEI. Em linhas gerais, compreendemos que o Proinfância apesar de se constituir como um grande avanço, principalmente se analisarmos historicamente, como a infância vem sendo pensada no âmbito político, concluímos que só a oferta do espaço não garante a efetivação de um atendimento de qualidade a infância e a criança, sendo necessárias iniciativas referentes, especialmente a formação e qualificação dos profissionais que atuam naquele espaço.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectProinfânciapt_BR
dc.titleEducação infantil e a infância no espaço-tempo de uma unidade do Proinfância: implementação e suas práticas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8166505T0&tokenCaptchar=03AGdBq24XJoj_BPZCAAq6FATE5JPpGADJ7jDGSXel7hMRyCggOUq0pCUFo8hB_ZM-5YVnJDb7ac9Uqj7hNlbengt9AAOiPBAG5YwrhFJjoDvq9c14sTSCffyKgUzLm5XOSNj4tUQyAjtTjqBiSRHA304_V2HeCSegrFUQiUt7ezg3I8x8HgT-peBvPXv9dVIfxxuysOR5ZzyHRCd1W2un1o8ZkiB-BVKiOCUgsNGSL80vcNV4yh4V-GqNYItPd4BdAKdJ0BFYsn9_CQwscMQ5P72_PqMLmxZJrA3ch7t1DSpiC2gDfvQxMd1Zzsd-ZumDncALr5j0QwUNnghB24PxcRmt2rgSqKqqQTihkzQDezPUN-zcXmvThHH1WB0EckoCrC3fv2UUIrYHCYxZX7R0l4YesPzINGWeciLfnsUeN_3Jv-j1BV7-AtuQoHZPtoy3oWRWurpXLMW67GIw7QWTaAiiHW6Ofi7pGwpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795295U2&tokenCaptchar=03AGdBq26S5h0Va1ahF45FNEwsstxWYjtvKN7G9lZGRf-II7bQuFm8vUrviQP5GPw4QNvCKfnpG068NtwuNnVNurEcggkWqBQWRX87upswsdjMlWdb7h_GDKa5nBCkUgVKejgdb__wIOQGHAqwEgdWDKyTcDgcqko56pdVVxX5RqlXYxGkgzHaCTwlFo3dUuZOBbtQu35U610vhfG_qOhpycDcCNa12kfotddZs5Sk7EhunU4qxZV17r0IWZobu9dnMjcISTv06Ww3z4pESvMdUJcso0fqkqMqU5JhYAZzjWwtPHFfwjJaqxuE0JYpjGTUPSuZ_h3u5JQZoFvSMcc8v2lJph8exHm9iOg5g7QoMdA6SkXVoVCS8EJLY-sIW5D_50xoqq7W-hBo-syErwZ6SBcOQbbKzKXSWQhZtv7txMa0erfkTUjQ1bB2uzji_PALiJPAqGguzg63jXAFGwtPfLughVUtHlEdTwpt_BR
dc.description.abstractxThe National Program for Restructuring and Acquisition of Equipment for the Public School Network of Early Childhood Education (Proinfância), was created in 2007 with the aim of promoting improvements for the care of children in daycare centers and kindergartens. This service on early childhood education level was guaranteed from the federal constitution of 1988 and since then the legislation has been advancing, with regard to the search for the realization of this right. In this context, the present study developed in the city of Caruaru-PE, sought to analyze how early childhood education and childhood are being thought in space / time of a Proinfância Unity in the light of authors such as Ariés (2011), Kohan (2004), Larrosa (1999), Oliveira (2002), Faria (2007) among others, that helped us to think about childhood and its education, besides thinking about the relation that has physical space as a pedagogical element. As regards to the methodological approach, observations and semi-structured interviews were carried out with municipal coordinators and the CMEI manager. In general terms, we understand that Proinfância, although constituting a great advance, especially if we analyze historically, how childhood has been thought in the political sphere, we conclude that only the provision of space does not guarantee the implementation of quality care for childhood and the child, being necessary initiatives referring especially to the formation and qualification of the professionals who work in that space.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationPedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALMEIDA, Juliana Silva.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons