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Título : Concepções de professores/as sobre as religiões afro-brasileiras na escola
Autor : SILVA, Gleyssa Nayana Soares da
Palabras clave : Currículos – Caruaru (PE); Pós-colonialismo; Educação – Estudos interculturais; Identidade social – Caruaru (PE); Cultos afro-brasileiros - Caruaru (PE); Racismo – Caruaru (PE)
Fecha de publicación : 19-ene-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Gleyssa Nayana Soares da. Concepções de professores/as sobre as religiões afro-brasileiras na escola. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : A presente pesquisa buscou compreender as concepções de professores e professoras sobre as religiões afro-brasileiras. Partimos do princípio que a escola, enquanto locus privilegiado de ensino e aprendizagem, também é o lugar de formação de todos os sujeitos e precisa considerar as diferenças. Nesta perspectiva, nos propomos refletir sobre como os docentes, mediadores dessa aprendizagem, vêm concebendo as religiões afro-brasileiras. A pesquisa foi realizada na escola estadual Maria Auxiliadora Liberato, localizada no bairro Rendeiras da cidade de Caruaru. A referida escola tem no seu entorno quatro terreiros. Este dado foi considerado como critério para a escolha da mesma enquanto campo empírico. As religiões afro-brasileiras são consideradas no presente trabalho como importantes componentes da cultura do Brasil. Tendo sido mantida desde a chegada dos primeiros africanos trazidos a este país, se caracterizam como luta e resistência contra o colonialismo. Um dos pressupostos do presente trabalho é que a existência da Lei 10.639/03, promulgada há dezessete anos, que tornou obrigatório o estudo das temáticas afro-brasileiras – tendo sido continuada pela Lei 11.645/08 –, deveria ter contribuindo para a ampliação do debate nas escolas sobre as questões étnico-raciais e, consequentemente, para a diminuição do preconceito em relação a essas religiões, as quais são elementos fundamentais e indissociáveis da história e cultura afro-brasileira. Para fundamentar nosso estudo, tomamos como lentes teóricas os estudos pós-coloniais, que fazem uma análise do processo de colonização, nos ajudando a compreender como se deu o silenciamento e apagamento das culturas dos povos que foram colonizados e subalternizados.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41018
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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