Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41018
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SALLES, Sandro Guimarães de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Gleyssa Nayana Soares da | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-23T16:11:50Z | - |
dc.date.available | 2021-08-23T16:11:50Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gleyssa Nayana Soares da. Concepções de professores/as sobre as religiões afro-brasileiras na escola. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41018 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa buscou compreender as concepções de professores e professoras sobre as religiões afro-brasileiras. Partimos do princípio que a escola, enquanto locus privilegiado de ensino e aprendizagem, também é o lugar de formação de todos os sujeitos e precisa considerar as diferenças. Nesta perspectiva, nos propomos refletir sobre como os docentes, mediadores dessa aprendizagem, vêm concebendo as religiões afro-brasileiras. A pesquisa foi realizada na escola estadual Maria Auxiliadora Liberato, localizada no bairro Rendeiras da cidade de Caruaru. A referida escola tem no seu entorno quatro terreiros. Este dado foi considerado como critério para a escolha da mesma enquanto campo empírico. As religiões afro-brasileiras são consideradas no presente trabalho como importantes componentes da cultura do Brasil. Tendo sido mantida desde a chegada dos primeiros africanos trazidos a este país, se caracterizam como luta e resistência contra o colonialismo. Um dos pressupostos do presente trabalho é que a existência da Lei 10.639/03, promulgada há dezessete anos, que tornou obrigatório o estudo das temáticas afro-brasileiras – tendo sido continuada pela Lei 11.645/08 –, deveria ter contribuindo para a ampliação do debate nas escolas sobre as questões étnico-raciais e, consequentemente, para a diminuição do preconceito em relação a essas religiões, as quais são elementos fundamentais e indissociáveis da história e cultura afro-brasileira. Para fundamentar nosso estudo, tomamos como lentes teóricas os estudos pós-coloniais, que fazem uma análise do processo de colonização, nos ajudando a compreender como se deu o silenciamento e apagamento das culturas dos povos que foram colonizados e subalternizados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Currículos – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Pós-colonialismo | pt_BR |
dc.subject | Educação – Estudos interculturais | pt_BR |
dc.subject | Identidade social – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Cultos afro-brasileiros - Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Racismo – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.title | Concepções de professores/as sobre as religiões afro-brasileiras na escola | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9257661789138019 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4191320222049403 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research sought to understand the conceptions of male and female teachers about Afro-Brazilian religions. We assume that the school, as a privileged locus of teaching and learning, is also the place of training for all subjects and needs to consider differences. In this perspective, we propose to reflect on how teachers, mediators of this learning, have been conceiving Afro-Brazilian religions. The research was carried out at the Maria Auxiliadora Liberato state school, located in the Rendeiras neighborhood of the city of Caruaru. The school has four terreiros around it. This data was considered as a criterion for choosing it as an empirical field. Afro-Brazilian religions are considered in the present work as important components of Brazilian culture. Having been maintained since the arrival of the first Africans brought to this country, they are characterized as a struggle and resistance against colonialism. One of the assumptions of the present work is that the existence of Law 10.639 / 03, promulgated seventeen years ago, which made the study of Afro-Brazilian themes mandatory - having been continued by Law 11.645 / 08 -, it should have contributed to the expansion of the debate in schools on ethnic-racial issues and, consequently, for the reduction of prejudice against these religions, which are fundamental and inseparable elements of Afro- Brazilian history and culture. To support our study, we take postcolonial studies as theoretical lenses, which make an analysis of the colonization process, helping us to understand how the cultures of the peoples that were colonized and subordinated were silenced and erased. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Gleyssa Nayana Soares da Silva.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons