Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41017
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Artur Stamford da | - |
dc.contributor.author | MARIZ, Marcela Maura Lira | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-21T22:34:17Z | - |
dc.date.available | 2021-08-21T22:34:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-04 | - |
dc.identifier.citation | MARIZ, Marcela Maura Lira. A construção do Plano Individual de Atendimento (PIA) na medida socioeducativa de semiliberdade: uma perspectiva de direito, enfrentamento e legitimação pelo curso das práticas circulares da justiça restaurativa. 2021. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41017 | - |
dc.description | SILVA, Artur Stamford da, também é conhecido em citações bibliográficas por: STAMFORD DA SILVA, Artur | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa, de aspecto empírico, qualitativo, buscou analisar a elaboração do plano individual de atendimento por meio das práticas restaurativas circulares, enquanto modelo viável em unidade socioeducativa. Para tanto, seguiu-se por um caminho metodológico etnográfico, exploratório, por meio de uma observação participante, sendo o referencial teórico as perspectivas da criminologia crítica, levando em conta o contexto brasileiro. O plano individual de atendimento (PIA) é um instrumento obrigatório na execução das medidas socioeducativas, amparado pela Lei nº 12.594/12 (Sinase) e propõe a construção coletiva (adolescentes, equipe técnica, familiares e representantes da rede na qual a comunidade socioeducativa está inserida) de um plano individual para os adolescentes em processo de execução. No campo de pesquisa, a dissertação acessou 18 PIAs já elaborados e homologados pelo Poder Judiciário, e expõe a colheita de 6 narrativas dos integrantes de equipe técnica, a fim de saber o que pensam do Plano Individual de Atendimento e se compreendem ser viável a elaboração dele por meio dos círculos restaurativos. A pesquisa empírica foi desenvolvida em unidade socioeducativa de semiliberdade, na cidade do Recife. Nas análises dos dados obtidos, a pesquisa apontou ser viável elaborar o PIA por meio das práticas restaurativas. Mesmo apresentando limites, verificou-se a potencialidades de promover ações potencialmente restaurativas no cotidiano das unidades socioeducativas e que soem como um eco em meio ao silêncio de muitas dores. Por fim, aponta-se a importância de refletir esse modelo de elaboração do PIA e sua conexão com a Justiça Restaurativa, em especial na conjuntura de desigualdades e punição (elementos da estrutura econômica vigente), que promove uma retórica de manutenção do controle punitivo aos adolescentes restritos de liberdade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Direitos Humanos e Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Plano Individual de Atendimento | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Justiça restaurativa | pt_BR |
dc.subject | Práticas circulares | pt_BR |
dc.subject | Medida socioeducativa | pt_BR |
dc.title | A construção do Plano Individual de Atendimento (PIA) na medida socioeducativa de semiliberdade : uma perspectiva de direito, enfrentamento e legitimação pelo curso das práticas circulares da justiça restaurativa | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2042637737866762 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0462686666423368 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present research, with an empirical and qualitative aspect, sought to analyze the elaboration of the individual care plan through circular restorative practices as a viable model in a socio-educational unit. To this end, an ethnographic, exploratory methodological path was followed; through participant observation, being the theoretical framework the perspectives of critical criminology, taking into account the Brazilian context. The Individual Service Plan (PIA) is a mandatory instrument in the implementation of socio-educational measures, supported by Law No. 12,594 / 12 (Sinase) and proposes collective construction (adolescents, technical staff, family members and representatives of the network in which the socio-educational community is located) inserted) of an individual plan for adolescents in the process of execution. In the research field, the dissertation accessed 18 PIAs already prepared and approved by the judiciary, exposes the collection of 06 narratives of the members of the technical team in order to know what they think of the Individual Service Plan and understand that it is feasible to elaborate it by through the restorative circles. The empirical research was carried out in a semi-free socio-educational unit in the city of Recife. In the analysis of the data obtained, the research pointed out that it is feasible to elaborate the PIA through restorative practices. Even with limits, there was a potential to promote potentially restorative actions in the daily lives of socio-educational units, which sound like an echo in the midst of the silence of many pains. Finally, it points out the importance of reflecting this model of elaboration of the PIA and its connection with Restorative Justice, especially in the conjuncture of inequalities and punishment (elements of the current economic structure) that promotes a rhetoric of maintaining punitive control to adolescents restricted to freedom. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Marcela Maura Lira Mariz.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons