Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40932

Compartilhe esta página

Título: Nove presidentes e um mercado : a influência ideológica no comércio exterior brasileiro (1974-2018)
Autor(es): OLIVEIRA, Stéphanie Moura de
Palavras-chave: Ciência Política; Temáticas comerciais; Política exterior – Temáticas integracionistas; Cunho comercial; Distinções paradgmática – Ideologia dos governos
Data do documento: 18-Nov-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Stéphanie Moura de. Nove presidentes e um mercado: a influência ideológica no comércio exterior brasileiro (1974-2018). 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Essa dissertação analisa a tendência dos governantes brasileiros, de 1974 a 2018, de buscar maior integração comercial com os demais países. É fato que nas últimas décadas o Brasil tem apresentado notável crescimento e inserção na economia mundial, e as decisões finais de política comercial se tornam evidentes por meio dos discursos dos presidentes, chanceleres e respectivos representantes. Desse modo, o trabalho investiga, através dos discursos presentes nas Resenhas de Política Exterior do Brasil, a presença de termos relacionados às temáticas comercial e integracionista, bem como as expressões afins. Nossa hipótese gira em torno da indagação levantada por Onuki e Oliveira (2006), de que governos de centro e direita são mais propensos a uma integração de cunho comercial. O objetivo principal é o de perceber a presença ideológica em torno da elaboração dos pronunciamentos de Política Externa Brasileira relativos à temática comercial ao longo do período estudado.Para tanto, foirealizada uma análise de conteúdo dos discursos, através da qual e das distinções paradigmática e ideológica dos governos, foi possível observar as tendências das políticas comerciais adotadas em cada ano estudado. Com a análise, verificamos que é possível comprovar a afirmação que rege a pesquisa, uma vez que, através da contagem dos bigramas comércio-integração, pudemos perceber que, de fato, governos de centro-direita refletem em seus discursos maior propensão a uma integração de cunho comercial que os de esquerda.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40932
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência Política

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Stéphanie Moura de Oliveira.pdf3,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons