Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40730

Compartilhe esta página

Título: Identificação de aberrações ópticas em imagens no espaço de Fourier assistida por aprendizagem de máquina
Autor(es): SANTOS, Fábio Rodrigo Pereira dos
Palavras-chave: Engenharia Elétrica; Sensor de frente de onda; Aprendizagem de máquina; Transformada de Fourier; Óptica Adaptativa
Data do documento: 12-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Fábio Rodrigo Pereira dos. Identificação de aberrações ópticas em imagens no espaço de Fourier assistida por aprendizagem de máquina. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A presença de aberrações ópticas, em sistemas de imagem, introduz distorções na frente de onda que compõem a imagem reduzindo sua qualidade. A caracterização da frente de onda é um fator primordial no processo de correção das aberrações ópticas em um sistema de imagem. Neste contexto, sistemas de óptica adaptativa possibilitam a identificação e a correção das aberrações ópticas de um sistema de imagem. Aberrações na frente de onda da luz podem ser descritas pelos polinômios de Zernike. Trabalhos recentes na literatura reportam o uso de técnicas de aprendizagem de máquina para a identificação da função aberração do sistema óptico, explorando os polinômios de Zernike e seus respectivos coeficientes. Nesta tese, um novo método para identificar aberrações ópticas em imagens, assistido por técnicas de aprendizagem de máquina supervisionada é proposto. O método consiste em treinar um modelo classificador, usando uma base de imagens opticamente aberradas, para identificar e classificar as aberrações ópticas, em termos dos polinômios de Zernike e de seus coeficientes, a partir da transformada de Fourier da imagem aberrada. Os resultados obtidos revelam, após a análise de casos específicos de classificação, que a metodologia proposta é capaz de gerar modelos classificadores com taxas de acerto acima de 90%(na maioria dos casos). Os classificadores gerados permitem não só identificar aberrações de 2.a e 3.a ordens radias e seus respectivos coeficientes, como também aberrações geradas por combinações lineares de aberrações monocromáticas de 2.a ordem, em um conjunto de imagens aberradas.
Descrição: ARAUJO, Renato Evangelista de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: DeAraujo RE. & MILLAN, Diego Rativa, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: D. Rativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40730
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Fábio Rodrigo Pereira dos Santos.pdf8,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons