Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40613

Comparte esta pagina

Título : Mapeamento de recursos destinados ao acompanhamento individualizado em sala de aula invertida : design de um dispositivo modelado para o conteúdo de frações
Autor : LIMA JÚNIOR, Luiz Gustavo de
Palabras clave : Matemática – Frações; Dispositivos Educacionais; Metodologias Educacionais; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 30-jun-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LIMA JÚNIOR, Luiz Gustavo de. Mapeamento de recursos destinados ao acompanhamento individualizado em sala de aula invertida: design de um dispositivo modelado para o conteúdo de frações. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : Esta pesquisa visa elaborar e validar um dispositivo computacional para auxiliar professores no acompanhamento do desenvolvimento do estudante e nas, consequentes, escolhas de materiais de conteúdo personalizado para a sala de aula invertida. Metodologia essa que inverte a lógica tradicional de aula, dando oportunidades e meios para que estudantes recebam e estudem o conteúdo em foco, em casa, deixando o tempo de aula dedicado a interações entre estudantes e professor, com base em atividades previamente planejadas. Desse modo, o professor assume a tarefa de mediador e os estudantes podem esclarecer suas dúvidas. Por outro lado, um acompanhamento personalizado requer estratégias e dispositivos para auxiliar o professor a lidar com esse processo em toda uma turma, grupo ou de forma individual. Isso requer uma melhor maneira de achar recursos apropriados para cada estudante sobre o conteúdo de frações. Para elaborar, testar e analisar o protótipo, focamos no conteúdo de frações. Em sua primeira versão, um estudo de caso com um estudante com dificuldades em frações, que, de forma iterada, passou por estudos a partir do material indicado, e por testes também sugeridos pelo dispositivo. Ao final da pesquisa, o protótipo do dispositivo foi composto de uma matriz de habilidades com variáveis que detalham o conhecimento; uma matriz relativa ao banco de vídeos; uma matriz de situações, uma matriz do desenvolvimento do estudante; e uma planilha com relatórios. Quanto aos resultados da aprendizagem da estudante, observou-se que ela conseguiu sanar todas as dificuldades que apresentou no penúltimo teste, a partir das últimas identificações. Durante o processo, observou-se, ainda, como a percepção do professor mudou em relação à aprendizagem esperada por cada vídeo.
Descripción : FERREIRA, Verônica Gitirana Gomes, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: GITIRANA GOMES-FERREIRA, V.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40613
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Luiz Gustavo de Lima Júnior.pdf2,85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons