Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40599

Compartilhe esta página

Título: Gênero e educação escolar: uma análise das produções do "GT19 – Educação Matemática" de 2004 a 2013 na ANPED.
Autor(es): ROSA, Amanda do Nascimento
Palavras-chave: Identidade de gênero na educação; Matemática - Estudo e ensino; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Brasil)
Data do documento: 17-Mar-2015
Citação: ROSA, Amanda do Nascimento. Gênero e educação escolar: uma análise das produções do "GT19 – Educação Matemática" de 2004 a 2013 na ANPED. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: Embora, nos últimos anos, venham sendo promovidas políticas afirmativas para a ―valorização da diversidade‖ na escola, o ambiente escolar ainda possui altos índices de homofobia e sexismo, o que indica a necessidade de formação inicial e continuada para profissionais da educação que contemplem esta temática. Em se tratando de cursos de licenciatura em Matemática, raramente discussões sobre gênero são abordadas e quando ocorrem estão associadas ao componente curricular de psicologia do desenvolvimento. Cenário preocupante, especialmente no Agreste Pernambucano, uma vez que estudos em algumas escolas municipais e estaduais da cidade de Caruaru têm apontado que a escola reproduz e desenvolve práticas pedagógicas heteronormativas. O objetivo geral deste estudo foi analisar as produções do GT de Educação Matemática da ANPEd, entre os anos de 2004 a 2013, verificando como o mesmo tem contemplado a temática de gênero e suas relações com a educação escolar. Adotamos uma perspectiva de pesquisa mista, que envolve a combinação de elementos das abordagens qualitativa e quantitativa. Desenvolvemos uma análise documental de 158 trabalhos publicados no GT-19 da ANPED no período citado e elaboramos quadros com dados quantitativos contemplando as seguintes variáveis: 1) quantidade de trabalhos apresentados no período; 2) quantidade e designação das instituições de ensino superior que participaram do GT apresentando produções; 3) quantidade e denominação dos/as autores/as que se fizeram presentes no GT com publicações; 4)regiões geográficas do Brasil que estes/as autores/as pertenciam; 5) títulos dos trabalhos apresentados; 6) principais enfoques teóricos e metodológicos que subsidiaram os estudos; 7) quantidade e designação de trabalhos que abordaram a temática de gênero e educação matemática. Entre os principais teóricos que referenciaram os estudos destacam-se: Foucault, Vygotsky, Chevallard e Wittgenstein. A pesquisa qualitativa destaca-se como principal abordagem metodológica adotada. Dos 158 trabalhos analisados, apenas um tinha discussões sobre gênero e estava ancorando em discussões sobre os papéis sociais e sua relação com a Educação Matemática. É necessário que estudos posteriores sejam desenvolvidos contemplando outros espaços de produção acadêmica do campo da Educação Matemática, em nível Internacional, Nacional e Regional, para que tenhamos um desenho cartográfico mais claro sobre o que tem sido e como tem sido produzido o diálogo entre gênero, educação escolar e matemática na contemporaneidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40599
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSA, Amanda do Nascimento.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons