Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40599
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de | - |
dc.contributor.author | ROSA, Amanda do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-22T02:23:23Z | - |
dc.date.available | 2021-07-22T02:23:23Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-17 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-21 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Amanda do Nascimento. Gênero e educação escolar: uma análise das produções do "GT19 – Educação Matemática" de 2004 a 2013 na ANPED. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40599 | - |
dc.description.abstract | Embora, nos últimos anos, venham sendo promovidas políticas afirmativas para a ―valorização da diversidade‖ na escola, o ambiente escolar ainda possui altos índices de homofobia e sexismo, o que indica a necessidade de formação inicial e continuada para profissionais da educação que contemplem esta temática. Em se tratando de cursos de licenciatura em Matemática, raramente discussões sobre gênero são abordadas e quando ocorrem estão associadas ao componente curricular de psicologia do desenvolvimento. Cenário preocupante, especialmente no Agreste Pernambucano, uma vez que estudos em algumas escolas municipais e estaduais da cidade de Caruaru têm apontado que a escola reproduz e desenvolve práticas pedagógicas heteronormativas. O objetivo geral deste estudo foi analisar as produções do GT de Educação Matemática da ANPEd, entre os anos de 2004 a 2013, verificando como o mesmo tem contemplado a temática de gênero e suas relações com a educação escolar. Adotamos uma perspectiva de pesquisa mista, que envolve a combinação de elementos das abordagens qualitativa e quantitativa. Desenvolvemos uma análise documental de 158 trabalhos publicados no GT-19 da ANPED no período citado e elaboramos quadros com dados quantitativos contemplando as seguintes variáveis: 1) quantidade de trabalhos apresentados no período; 2) quantidade e designação das instituições de ensino superior que participaram do GT apresentando produções; 3) quantidade e denominação dos/as autores/as que se fizeram presentes no GT com publicações; 4)regiões geográficas do Brasil que estes/as autores/as pertenciam; 5) títulos dos trabalhos apresentados; 6) principais enfoques teóricos e metodológicos que subsidiaram os estudos; 7) quantidade e designação de trabalhos que abordaram a temática de gênero e educação matemática. Entre os principais teóricos que referenciaram os estudos destacam-se: Foucault, Vygotsky, Chevallard e Wittgenstein. A pesquisa qualitativa destaca-se como principal abordagem metodológica adotada. Dos 158 trabalhos analisados, apenas um tinha discussões sobre gênero e estava ancorando em discussões sobre os papéis sociais e sua relação com a Educação Matemática. É necessário que estudos posteriores sejam desenvolvidos contemplando outros espaços de produção acadêmica do campo da Educação Matemática, em nível Internacional, Nacional e Regional, para que tenhamos um desenho cartográfico mais claro sobre o que tem sido e como tem sido produzido o diálogo entre gênero, educação escolar e matemática na contemporaneidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 81p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Identidade de gênero na educação | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Brasil) | pt_BR |
dc.title | Gênero e educação escolar: uma análise das produções do "GT19 – Educação Matemática" de 2004 a 2013 na ANPED. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4387630A7&tokenCaptchar=03AGdBq24zQ7e2Bd1hnxY5UWqFRr5MSvLMcNcxMbSZIs741MIUQWNgZBQTfInF_dkozzH5daCFU1MndglRh-WaumVbjEM2P7PwOtKBLfTUMiArHPgCSmHVWntG1e5TZUnTz1afFGlXCNu2EeKVX4slnGJZuZxrWxv3-URk5jiI_eYSXwceglgUmv7MEzVRRayHOoLVQpiV0YNjseHDd3HxBDB5wF1HD2uD7E2g6vUY3BXuY5iKp_HZCpNrJXI-lZZ3Bd42WlJQNLlEhvoIsnkUWqRy6cXLFN904jPolWEiweJ4bNn05AiVeIzGlJ-Z5zF1QeleKUQvfbN2ye9nK7fmrGSOpqSwSpqglEeTgXrnZZALamKQoJjG1Uy6AsjHXZiMGMSH5wWOzhvoQuQ57deLdZ885p2NB12glshdzVhmVscN5BDgFHN84MX7uf-Bv2VJZtB6MEBlI1LO35x4wU6O6UftxVzAjzmxUA | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767621J0&tokenCaptchar=03AGdBq27exvwg-mUPZ6u_mjfVeM_r9gJcoSa9CRwNx1HYj3fmgbBFGBQNpUE4YzB1gJ6rDawfv8KbRg3GZEEzon-4ZR39CX8jNsmQJ6Oy6xVdt55DAs7ktyh-4RwzuqoSfVD8RXHnNU4mJX7Gc9vLBn9dKxZxU2nCoSrAJ-WiGuAlmosLup9v60Ge-WLKF5MvQwnTIjDDxNtvAh_4CMu3sDnclanBQyw8j6OLiiq-djx8ny8VCDOv_13mmD75Tf1scirbwv4jq1ttM3TFJhszMdCTVn09UW_U2PvoW5epg_4nw4P_n82jxNa5ckChWLdim2sJ6dCQst3BQrepjyUkuvXxTSvIhLUkFfxy_xJrHXyi6OUbMJVnrtAbVR8zS1yviMou2QqOcDNw_2gtZX8PokQimVbVt9KPNWtJOPAob81AraBp287D7oP80GMgUskTzt9EpMxugYpBT2nhpesNnuLimI8XdnTEbg | pt_BR |
dc.description.abstractx | Although in recent years, will be promoted affirmative policies for the "valuing diversity" in school, the school environment also has high levels of homophobia and sexism, which indicates the need for initial and ongoing training for education professionals that address this theme. In the case of degree courses in Mathematics, rarely discussions on gender are addressed and when there are associated with the curricular component of developmental psychology. Worrying scenario, especially in the arid zone Pernambucano, since studies in some municipal and state schools in Caruaru have pointed out that the school plays and develops heteronormative pedagogical practices. The aim of this study was to analyze the GT productions of Mathematics Education ANPEd, between the years 2004 to 2013, looking at how it has contemplated the theme of gender and its relationship with schooling. We adopt a mixed research perspective, involving the combination of elements of the qualitative and quantitative approaches. Developed a documentary analysis of 158 papers published in the GT-19 ANPED in that period and prepare tables with quantitative data covering the following variables: 1) number of papers presented during the period; 2) the quantity and description of the higher education institutions participating in the GT presenting productions; 3) number and name of / the author / those that were present in the GT with publications; 4) geographic regions of Brazil that they / the author / the belonged; 5) titles of the papers presented; 6) main theoretical and methodological approaches that supported the studies; 7) amount and designation of papers dealing with the issue of gender and mathematics education. Among the main theorists who have referred the studies are: Foucault, Vygotsky, Chevallard and Wittgenstein. Qualitative research stands out as the main methodological approach adopted. Of the 158 analyzed studies, only one had discussions on gender and was anchoring in discussions about the social roles and their relationship to mathematics education. It is necessary that further studies are developed considering other academic production areas of the field of mathematics education, level International, National and Regional, so that we have a clearer cartographic design on what has been and how it has been produced dialogue between gender, education and mathematics in contemporary times. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSA, Amanda do Nascimento.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons