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Title: A prática docente em escolas quilombolas no município de Lagoa dos Gatos : uma análise a partir do pensamento decolonial
Authors: SILVA, Maria Iveni de Lima
Keywords: Prática de ensino – Pernambuco; Educação multicultural – Pernambuco; Comunidade e escola – Pernambuco; Quilombolas – Pernambuco; Pensamento; Relações étnicas
Issue Date: 14-Aug-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Maria Iveni de Lima. A prática docente em escolas quilombolas no município de Lagoa dos Gatos: uma análise a partir do pensamento decolonial. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: O presente texto é fruto da pesquisa de Mestrado desenvolvida na linha de Educação e Diversidade do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (curso-mestrado), da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Centro Acadêmico do Agreste. Nesta pesquisa temos como questão problema: Quais as relações entre os saberes tradicionais e os saberes escolares da prática docente nas escolas quilombolas de Pau Ferrado e do Cavuco? Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa constitui em compreender a relação entre os saberes tradicionais e saberes escolares da prática docente nas escolas quilombolas de Pau Ferrado e do Cavuco. Os objetivos específicos desta pesquisa versam em: I) identificar e caracterizar os saberes tradicionais das Comunidades Quilombolas de Pau Ferrado e do Cavuco; II) identificar e caracterizar os saberes tradicionais que foram escolarizados presentes na prática docente das escolas pesquisadas; e III) analisar o lugar, o tempo e a forma que os saberes tradicionais são trabalhados na prática docente. Filiamo-nos a abordagem do Pensamento Decolonial que se constitui enquanto opção política-epistemológica a partir do diálogo com os autores: Grosfoguel, 2007; Mignolo, 2003, 2005, 2008; Quijano, 2002, 2005; e Walsh, 2006, 2008, 2010, dentre outros, que nos possibilitam refletir e questionar o lugar que é posto na história e na sociedade aos povos negros, dentre eles os quilombolas. Atrelada a esta discussão, abordamos também reflexões sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais a partir dos autores: Munanga (2009); Gomes (2012); e Hall (2003). Adotamos como procedimento teórico-metodológico a pesquisa documental (OLIVEIRA, 2007), entrevista semiestruturada (FRASER; GONDIM, 2004) e a Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 1977; VALA, 1990). O campo de pesquisa foram as escolas localizadas em território quilombola (nas comunidades de Pau Ferrado e do Cavuco) no município de Lagoa dos Gatos-PE, tendo como sujeitos da pesquisa 3 (três) professoras, 2 lideranças (uma de cada comunidade) e 1 uma representante quilombola (ex secretária da associação quilombola de Pau Ferrado). Em diálogo com os sujeitos colaboradores, entendemos que cada Comunidade Quilombola, perpassa saberes de acordo com suas especificidades, pois são modos de vida, de religiosidades, de culturas e de resistência próprios desses coletivos. Identificarmos que os saberes tradicionais das Comunidades Quilombolas de Pau Ferrado e do Cavuco estão presentes em duas perspectivas; primeiro, a partir da origem; segundo, da manifestação desses saberes no seu dia a dia. Os resultados nos indicam que as práticas docentes das professoras que lecionam nessas comunidades ensaiam uma Educação Escolar Quilombola, porém ainda é preciso um diálogo na perspectiva da Educação Intercultural proporcionando o olhar para uma Educação Escolar Quilombola que não se faz apenas com a presença do espaço físico institucionalizado no lugar de vivência desses sujeitos, mas de uma educação correlacionada com os saberes que fazem parte da comunidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40583
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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