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Título : Desenvolvimento e validação de modelo para recapacitação de linhas de transmissão através de tramos mistos
Autor : SILVA, Alexsandro Aleixo Pereira da
Palabras clave : Engenharia Elétrica; Linha de transmissão; Recapacitação; Condutor Especial; Tramos Mistos
Fecha de publicación : 30-nov-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Alexsandro Aleixo Pereira da. Desenvolvimento e validação de modelo para recapacitação de linhas de transmissão através de tramos mistos. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento, aprimoramento e validação de um modelo para cálculo das trações, flechas e temperatura de knee point em uma seção de tensionamento com cabos diferentes em vãos nivelados ou desnivelados, iguais ou desiguais a qualquer temperatura, incluindo também situações em que a temperatura do condutor varia ao longo do tramo. A partir deste modelo foi possível aplicar a técnica denominada “Tramos Mistos”, a qual permite resolver diversos problemas de alturas de condutores, representando uma alternativa bastante promissora para solucionar demandas crescentes de recapacitação de linhas aéreas de transmissão. Porém, possui com restrição o peso do condutor e o número de vãos no tramo. A técnica foi testada em uma linha de 69 kV do sistema de distribuição da Eletrobras Alagoas (atualmente pertencente ao grupo Equatorial), localizada entre os municípios de Rio Largo e Pilar, no estado de Alagoas, Brasil, e continua em operação até a data presente. Os estudos de caso demonstraram significativa competitividade econômica, quando comparado com soluções convencionais. Com a aplicação da técnica foi obtido uma redução de até 85% dos custos totais para correção das violações quando comparadas as técnicas de recondutoramento e retensionamento. A modelagem desenvolvida representa uma contribuição significativa de baixo custo para a recapacitação de linhas de transmissão, como também a postergação de novas obras.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40324
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Engenharia Elétrica

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