Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40324

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBEZERRA, José Maurício de Barros-
dc.contributor.authorSILVA, Alexsandro Aleixo Pereira da-
dc.date.accessioned2021-06-18T17:59:02Z-
dc.date.available2021-06-18T17:59:02Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.citationSILVA, Alexsandro Aleixo Pereira da. Desenvolvimento e validação de modelo para recapacitação de linhas de transmissão através de tramos mistos. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40324-
dc.description.abstractNeste trabalho é apresentado o desenvolvimento, aprimoramento e validação de um modelo para cálculo das trações, flechas e temperatura de knee point em uma seção de tensionamento com cabos diferentes em vãos nivelados ou desnivelados, iguais ou desiguais a qualquer temperatura, incluindo também situações em que a temperatura do condutor varia ao longo do tramo. A partir deste modelo foi possível aplicar a técnica denominada “Tramos Mistos”, a qual permite resolver diversos problemas de alturas de condutores, representando uma alternativa bastante promissora para solucionar demandas crescentes de recapacitação de linhas aéreas de transmissão. Porém, possui com restrição o peso do condutor e o número de vãos no tramo. A técnica foi testada em uma linha de 69 kV do sistema de distribuição da Eletrobras Alagoas (atualmente pertencente ao grupo Equatorial), localizada entre os municípios de Rio Largo e Pilar, no estado de Alagoas, Brasil, e continua em operação até a data presente. Os estudos de caso demonstraram significativa competitividade econômica, quando comparado com soluções convencionais. Com a aplicação da técnica foi obtido uma redução de até 85% dos custos totais para correção das violações quando comparadas as técnicas de recondutoramento e retensionamento. A modelagem desenvolvida representa uma contribuição significativa de baixo custo para a recapacitação de linhas de transmissão, como também a postergação de novas obras.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Elétricapt_BR
dc.subjectLinha de transmissãopt_BR
dc.subjectRecapacitaçãopt_BR
dc.subjectCondutor Especialpt_BR
dc.subjectTramos Mistospt_BR
dc.titleDesenvolvimento e validação de modelo para recapacitação de linhas de transmissão através de tramos mistospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8552836547826032pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0461594575161558pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Eletricapt_BR
dc.description.abstractxIn this work is presented the development, improvement and validation of a model for calculating the traction, sags and knee point temperatures tension section with different cables in spans at same levels and different levels, equal or unequal lengths and at any temperature, including situation where the cable temperature vary in all tension section. Based on this model, it was possible to apply the technique called “Mixed sections”, which allows to solve several problems of clearances, representing a very promising alternative to solve the growing demands for uprating of overhead transmission lines. The technique was tested on a 69 kV line of the Eletrobras Alagoas distribution system, located between the municipalities of Rio Largo and Pilar, in the state of Alagoas, Brazil, and remains in operation until the present date. The case studies have demonstrated significant economic competitiveness when compared to conventional solutions. With the application of the technique, a reduction of up to 85% of the total costs for correcting violations was obtained when comparing the techniques of reconducting and retensioning. The modeling developed represents a significant contribution to the upgrading of transmission lines at low cost, as well as the postponement of new works.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Engenharia Elétrica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Alexsandro Aleixo Pereira da Silva.pdf3,05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons