Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40205

Compartilhe esta página

Título: Análise da expressão gênica de fucosiltransferases e predição de micro RNAs relacionados à fucosilação e hipóxia no câncer de mama
Autor(es): VASCONCELOS, Anderson de Oliveira
Palavras-chave: Câncer de mama; Fucosiltransferases; Glicobiologia
Data do documento: 12-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: VASCONCELOS, Anderson de Oliveira. Análise da expressão gênica de fucosiltransferases e predição de micro RNAs relacionados à fucosilação e hipóxia no câncer de mama. 2020. Dissertação (Mestrado em Bioquímica e Fisiologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O processo de fucosilação, regulado pelas α-L-fucosiltransferases e α-L-fucosidases, demonstra variações em seu perfil no câncer de mama. Essas variações estão frequentemente associadas ao desenvolvimento tumoral. Os miRNAs desempenham um mecanismo biológico importante na regulação da expressão gênica no câncer. Nosso objetivo foi avaliar a expressão dos genes FUT1, FUT3, FUT8, FUCA1 e HIF1A no câncer de mama e predizer os principais miRNAs reguladores das suas expressões, bem como predizer as principais vias de sinalização associadas a estes miRNAs. A expressão gênica foi avaliada por dados públicos de microarranjo, obtidos do Whithead Institute. Foi utilizado o programa miRWalker 2.0, para predição de miRNAs com potencial de regulação dos genes alvos na posição 3’UTR do RNAm. Em seguida, feita seleção de miRNAs e anotação funcional dos genes alvos. Constatamos que FUT8 é mais expresso que as demais FUTs em tumores receptor de estrógeno e de progesterona positivo e negativo (RE/RP), no câncer de mama triplo negativo (CMTN) e no carcinoma ductal de mama (CD). A expressão de FUT1 é maior em CMTN do que em amostras RE/RP (+). FUT3 é mais expressa em CMTN e amostras RE/RP (-) do que RE/RP (+). A expressão do gene FUCA1 supera FUT1, FUT3 e FUT8 no CD, porém não é diferente de FUT8 no CMTN e nos tumores de mama RE/RP (+) e (-). A expressão de FUCA1 está aumentada em relação à FUT1 e FUT3 em todas as situações analisadas. A expressão do gene HIF1A está aumentado no CMTN, CD, nos tumores de mama RE/RP (+) e (-) quando comparado aos demais genes alvo. Nossos resultados revelam que os miRNAs has-miR-181b-5p e has-miR-181d-5p são potenciais reguladores da expressão de FUT1 e FUCA1; os miRNAs hsa-miR-449a e hsa-miR-34a-5p são potenciais reguladores da expressão de FUT1 e FUT8, respectivamente; e o hsa-miR-519b-5p é potencial regulador da expressão de FUT3, já o hsa-miR-519b-3p é candidato para regulação da expressão de HIF1A. A maioria dos genes alvos preditos para os miRNAs selecionados são potenciais reguladores, das vias de sinalização MAPK, HER2, TGFβ, Wnt, p53 e Notch. Com base em nossos resultados, concluímos que os miRNAs selecionados são candidatos à regulação negativa da expressão de proteínas das vias de fucosilação e hipóxia no câncer de mama, bem como de importantes vias de sinalização associadas à carcinogênese e progressão tumoral.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40205
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Bioquímica e Fisiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Anderson de Oliveira Vasconcelos.pdf894,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons