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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40016
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Título : | Literatura surda : um currículo em fabricação |
Autor : | MOURÃO, Carlos Antonio Fontenele |
Palabras clave : | Língua Brasileira de Sinais; Currículos; Formação de professores; UFPE - Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 28-mar-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | MOURÃO, Carlos Antonio Fontenele. Literatura surda: um currículo em fabricação. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Resumen : | Nossa pesquisa se volta à análise do cotidiano do Curso de Licenciatura em Letras/Libras, na modalidade presencial, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campi Florianópolis, na busca de compreender a fabricação do currículo de Literatura Surda articulado nesse espaço. Essa escolha se justifica pela necessidade que sentimos como docente atuante na área de Literatura de um Curso de Licenciatura em Letras/Libras, o que nos impôs a lidar com a dúvida conceitual gerada pelo pouco suporte teórico-acadêmico a nosso alcance, para lidar com essa literatura. A observação do trabalho docente e a investigação entre os discentes e os demais agentes que compõem esse curso são ações principais de nosso olhar etnográfico para o cotidiano desse espaço. Embora a sala de aula, e especificamente as aulas da disciplina de Literatura Surda I, seja nosso ponto de investigação mais importante, outras esferas também são consideradas em nossa pesquisa, como a presença do tema dentro da Universidade que o abriga e a influência externa contextualizada com as novas mídias e eventos ligados à Literatura Surda nesse contexto. Trata-se de um trabalho etnográfico da observação do cotidiano, para o qual articulamos o pensamento de Michel de Certeau, aos teóricos da Literatura: Lúcia Santaella, Lourival de Holanda, Terry Eagleton, entre outros; além dos autores que compõem os chamados estudos culturais surdos: Cláudio Mourão, Rachel Sutton e Ronice Quadros. Servimo-nos de instrumentos de abordagem, em grande parte, qualitativa, em que utilizamos entrevistas semiestruturadas e entrevistas ocasionais, questionários e observação participativa. Os resultados apontam que a ideia de Literatura Surda caminha de forma inicial para uma solidificação teórica no ambiente acadêmico, o que se reflete na formação de professores e no status do espaço ocupado por esse tema na Universidade. É portanto um tema em fabricação e nosso principal objetivo é entender os caminhos que essa fabricação está percorrendo. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40016 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
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